Bula para paciente calciofar

CALCIOFAR com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CALCIOFAR têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CALCIOFAR devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Calciofar é um suplemento vitamínico e mineral indicado nos seguintes casos: para crianças em fase de crescimento, para prevenção do raquitismo, para prevenção/tratamento auxiliar na desmineralização óssea (osteoporose) pré e pós menopausa.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
Calciofar é um suplemento à base de cálcio, vitamina D, vitamina B12 e flúor. O corpo necessita de cálcio para formar e manter os ossos fortes. O cálcio também é necessário para o funcionamento adequado do coração, dos músculos, sistema nervoso e coagulação sanguínea. A presença de vitamina D ajuda na absorção do cálcio pelo organismo, na prevenção da perda de cálcio dos ossos e na manutenção de níveis sanguíneos de cálcio e fósforo. A vitamina B12 atua ajudando na formação das hemácias (células vermelhas do sangue) tendo papel importante como fator de crescimento. O flúor age estimulando a formação óssea através dos osteoblastos.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Calciofar não deve ser utilizado em pacientes com hipercalcemia (excesso de cálcio), hipercalciúria (aumento da reabsorção de cálcio, ocasionando formação de cálculos renais), hipervitaminose D (excesso de vitamina D) ou que apresentam hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula; também não deve ser utilizado em pacientes com fluorese (excesso de flúor) declarada ou que utilizam outros produtos que contenham flúor.

Este medicamento é contraindicado para menores de 1 ano.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Deve-se ter cautela na administração de Calciofar a pacientes que fazem uso de glicosídeos cardiotônicos, devido ao risco de precipitação de arritmias ou que apresentam prejuízos da função renal.
Embora não haja referências de casos de superdosagem, o medicamento deve ser administrado com cuidado às populações onde a concentração de flúor na água for maior do que 0,7 p.p.m., devido ao risco de fluorese (excesso de flúor) e eventuais manchas dentárias.
Cianocobalamina não deve ser usada em pacientes com Atrofia Óptica Hereditária de Leber, uma vez que tem sido reportada uma atrofia rápida do nervo ótico na administração a estes pacientes.
Sais de alumínio e magnésio podem diminuir a absorção do flúor.
Pacientes que utilizam medicamentos bisfosfonados devem esperar meia hora para ingerir Calciofar.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Atenção diabéticos: este medicamento contém SACAROSE.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE
MEDICAMENTO?
Conservar o produto em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Proteger da luz.

Número de lote e datas e fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
A suspensão é rosa, homogênea, de fácil redispersão. Possui odor característico de framboesa.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
A suspensão deve ser tomada sem diluir (misturar) em água por via oral. Agite a suspensão antes de utilizá-la.

Adultos: 5mL, 3 vezes ao dia, antes das principais refeições, ou a critério médico.
Crianças (a partir de 1 ano de idade): 4mL, 2 vezes ao dia, antes das principais refeições, ou a critério médico.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Você deve tomar Calciofar conforme as recomendações da bula ou orientação médica. Se você deixou de tomar uma dose, deverá tomar a dose seguinte como de costume, isto é, na hora regular e sem dobrar a dose.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico ou cirurgião-dentista.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Podem ocorrer reações desagradáveis, tais como: hipercalcemia (excesso de cálcio), hipercalciúria (aumento da reabsorção de cálcio, ocasionando formação de cálculos renais), constipação, náusea, vômito, diarréia.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Se você tomar uma dose muito grande deste medicamento acidentalmente, deve procurar um médico ou um centro de intoxicação imediatamente. O apoio médico imediato é fundamental para adultos e crianças, mesmo se os sinais e sintomas de intoxicação não estiverem presentes. Ainda não foram descritos os sintomas de intoxicação do medicamento após uma superdosagem.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.