Características farmacológicas cicladol

CICLADOL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CICLADOL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CICLADOL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Propriedade Farmacodinâmica:
O piroxicam é o primeiro composto de uma nova classe de AINEs, os “oxicans”. O piroxicam exerce ação anti-inflamatória, analgésica e antipirética, ações farmacológicas semelhantes às de outros AINEs. Estudos em animais mostraram que o piroxicam afeta a migração de células para os sítios de inflamação. Assim como outros AINEs, piroxicam interfere com a síntese de prostaglandinas inibindo a ciclo-oxigenase. Ao contrário da indometacina, piroxicam é um inibidor reversível da síntese das prostaglandinas. Em um estudo com 9 pacientes com artrite reumatoide ativa, piroxicam (20 mg / dia por 15 dias) demonstrou reduzir significativamente a função das células polimorfonucleares (PMN), a produção de superóxido no sangue periférico e no líquido sinovial e a concentração de elastase nos PMN e o PMN no líquido sinovial. A modulação da resposta do PMN pode contribuir para uma ação anti-inflamatória do piroxicam.
Cicladol® é uma nova formulação de piroxicam na qual o composto ativo forma um complexo com a betaciclodextrina.
O betaciclodextrina é um oligossacarídeo cíclico obtido da hidrólise e conversão enzimática do amido, e graças à estrutura química especial que apresenta, pode formar complexos de inclusão com vários fármacos, melhorando as características de solubilidade, estabilidade e biodisponibilidade. O complexo piroxicam betaciclodextrina é altamente hidrossolúvel e proporciona rápida absorção do piroxicam após administração oral.
A melhor solubilidade permite rápida elevação dos níveis plasmáticos e a obtenção de valores de pico mais precoces e, com isso, maior intensidade do efeito analgésico e anti-inflamatório.
Cicladol® possui uma meia vida plasmática prolongada possibilitando uma única administração diária. Graças às suas propriedades farmacodinâmicas e farmacocinéticas, Cicladol® é adequado para tratamento de estados dolorosos moderados e intensos.
No teste de edema induzido por carragenina, Cicladol® apresentou uma atividade anti-inflamatória mais rápida do que o piroxicam, nas primeiras horas após a administração. Cicladol® tem resultado 2 a 3 vezes melhor que piroxicam administrado via oral do que retal.
A atividade analgésica foi estudada em camundongos, por via oral, no teste de convulsões com fenolquinona. Após 5 minutos de tratamento, foi alcançado 99% do efeito inibitório máximo com Cicladol® e 78% com piroxicam. A atividade se mantem constante para ambas as preparações nas duas horas após o tratamento.
Os valores do índice terapêutico para Cicladol® e piroxicam foram calculados com base em comparações entre os efeitos anti-inflamatórios, avaliados em ratos utilizando o teste de edema induzido por carragenina. Cicladol® via oral demonstra índice terapêutico 2,65 vezes maior do que o piroxicam oral.
A melhor tolerabilidade gastrointestinal de Cicladol® foi confirmada em humanos através de três estudos duplo-cego controlado, em que a presença de sangue nas fezes foi avaliada utilizando a técnica de hemácias marcadas com 51Cr. Em todos os estudos, a duração do tratamento foi de 28 dias. Dois estudos mostraram uma perda significativamente menor de sangue nas fezes com Cicladol® no final do período de estudo de quatro semanas, enquanto o terceiro estudo observou uma tendência semelhante.
Em um estudo mais aprofundado de comparação da tolerabilidade gástrica de Cicladol®, piroxicam, indometacina e placebo, quando administrados por um período de 14 dias, foi avaliada a diferença de potencial na parede gástrica (max GPD). Cicladol® produziu efeitos menores sobre este parâmetro do que piroxicam e indometacina com uma correlação positiva entre GPD e resultados máximos na endoscopia. Cicladol®, portanto, apresenta uma relação favorável entre as atividades farmacodinâmica e tolerabilidade gástrica em comparação com piroxicam.

Propriedade Farmacocinética:
Durante a administração oral, Cicladol® é absorvido para a circulação como única substância ativa (piroxicam) e não o complexo.
O Tempo médio estimado para início de ação do medicamento é de aproximadamente 15 a 30 minutos.
Em indivíduos saudáveis, foi feito um estudo comparativo com doses equivalentes de Cicladol® e piroxicam (20 mg), administrados por via oral. Observou-se uma rápida absorção (concentração plasmática) de Cicladol® em relação ao piroxicam (cerca de 30-60 minutos com Cicladol® e um tempo médio de 2 horas com piroxicam). Os parâmetros de eliminação, Kel e meia-vida não variam entre os medicamentos, apenas a cinética de absorção se altera.
A excreção urinária do princípio ativo ocorreu em 72 horas, sendo que aproximadamente 10% da dose administrada foi excretada na forma inalterada, tanto para Cicladol® quanto para piroxicam.
O betaciclodextrina após administração oral não foi encontrada no plasma nem na urina. A ciclodextrina é metabolizada no cólon pela microflora bacteriana em dextrina, maltose e glicose.