Reações adversas ciclomidrin

CICLOMIDRIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CICLOMIDRIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CICLOMIDRIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



As seguintes reações adversas foram relatadas após o uso tópico oftálmico de tropicamida. As frequências não puderam ser estimadas a partir dos dados disponíveis. Dentro de cada classe, sistema de órgãos de classe, as reações adversas são apresentadas por ordem decrescente de gravidade:

Classificação por sistema de órgão Termo preferido MedDRA(v.12.1)
Distúrbios do sistema nervoso Tontura e dor de cabeça.
Distúrbios oculares Distúrbios oculares Visão turva, fotofobia, dor nos olhos, irritação nos olhos e hiperemia ocular.
Distúrbios vasculares Desmaio e hipotensão.
Distúrbios gastrointestinais Náusea.
Doenças da pele e tecidos subcutâneos Rash.
Distúrbios gerais e condição no local da administração Efeito prolongado do medicamento (midríase).



Medicamentos cicloplégicos podem aumentar a pressão intraocular e pode ocasionar glaucoma de ângulo fechado em pacientes predispostos (vide CONTRAINDICAÇÕES e ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES). Reações psicóticas e perturbações do comportamento têm sido relatadas com esta classe de medicamentos, especialmente em crianças (vide ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES).
Outras manifestações tóxicas de medicamentos anticolinérgicos incluem rubor da pele, secura da membrana das mucosas, taquicardia, diminuição da secreção das glândulas sudoríparas e secura da boca, diminuição da motilidade gastrointestinal e constipação, retenção urinária e diminuição das secreções nasais, brônquicas e lacrimais.

Em caso de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.