Advertências clofan

CLOFAN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CLOFAN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CLOFAN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Soluções concentradas de potássio precisam ser diluidas. Se injetadas diretamente podem causar morte instantânea. Não infundir rapidamente, pois pode ocorrer parada cardíaca, arritmia e morte. A monitoração laboratorial do potássio é necessária.
Fazer determinações frequentes de potássio no sangue e acompanhamento com eletrocardiograma sempre que a condição do paciente demonstrar necessidade de tais avaliações.
Descontinuar infusões de potássio se surgirem sinais de insuficiência renal.

Risco de uso por via de administração não recomendada
Não há estudos dos efeitos de Cloreto de Potássio solução injetável administrada por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para eficácia destas apresentações, a administração deve ser somente pela via intravenosa.

Gravidez
Categoria de risco na gravidez: categoria C
Estudos de reprodução animal não demonstram que as soluções injetáveis de Cloreto de Potássio possam interferir no desenvolvimento fetal, durante a lactação e amamentação.

ESTE MEDICAMENTO NÃO DEVE SER UTILIZADO POR MULHERES GRÁVIDAS OU QUE ESTEJAM AMAMENTANDO SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA OU DO CIRURGIÃO DENTISTA.

Uso em idosos, crianças e outros grupos de risco:
Pacientes idosos
Usar com cautela em pacientes idosos.