Interações medicamentosas cloranfenicol compr.

CLORANFENICOL compr. com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CLORANFENICOL compr. têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CLORANFENICOL compr. devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



·álcool: o uso pode levar às reações semelhantes ao dissulfiram (após a ingestão de álcool há rubor cutâneo, hiperemia conjuntival, sensação de calor n a face, cefaleia latejante, náuseas e opressão torácica).
·antiepilépticos: fenobarbital e hidantoína: podem diminuir a concentração sérica de cloranfenicol. Além disso, a inibição do sistema do citocromo P-450 pelo cloranfenicol pode diminuir o metabolismo do fenobarbital e também da hidantoína, elevando os níveis séricos desses fármacos.
·varfarina: mesma interação que ocorre com fenobarbital.
·piridoxina: o cloranfenicol aumenta sua excreção renal.
·vitamina B12: o cloranfenicol pode reduzir o efeito hematológico da vitamina B12.
·alfentanil: diminui o clearance, com acúmulo sérico.
·antidiabéticos orais: o cloranfenicol pode inibir ometabolismo hepático desses fármacos, aumentando seu efeito.
·eritromicinas e lincomicinas: o cloranfenicol compete com ambos na ligação com a subunidade 50S dos ribossomos bacterianos, antagonizando seus efeitos. Deve-se evitar o uso concomitante destes fármacos com cloranfenicol.
·ativadores de enzimas hepáticas (rifampicina, fenobarbital, etc.) aumentam a degradação de cloranfenicol.
· penicilinas: pode haver diminuição da ação bactericida das penicilinas.

Interferência em exames laboratoriais
O cloranfenicol pode causar falsos resultados positivos de glicosúria. O teste da bentiromida é alterado, pois o cloranfenicol provoca aumento da quantidade de PABA recuperada.