Bula para paciente clorpromazina

CLORPROMAZINA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CLORPROMAZINA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CLORPROMAZINA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Ação esperada do medicamento: O cloridrato de clorpromazina é um medicamento que age no sistema nervoso central sendo indicado, entre outros casos, em pacientes que necessitam de medicação sedativa, pré-anestésica ou antiemética.

Cuidados de armazenamento: O cloridrato de clorpromazina deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C) e protegido da luz.

Prazo de validade: vide embalagem externa. Ao adquirir o medicamento, confira sempre o prazo de validade impresso na embalagem externa do produto. Nunca use medicamentos com o prazo de validade vencido, pois pode ser prejudicial à sua saúde. Confira sempre o nome do medicamento na embalagem para não haver enganos.
Não utilize cloridrato de clorpromazina caso haja sinais de violação e/ou danificações da embalagem.

Gravidez e lactação: o uso de cloridrato de clorpromazina durante a gravidez ou período de amamentação deve ser orientado pelo seu médico. Caso a paciente venha a engravidar, durante ou logo após o tratamento com cloridrato de clorpromazina seu médico deve ser avisado para a orientação adequada. Informar ao médico se estiver amamentando.

Cuidados de administração: Siga a orientação do seu médico respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Reações adversas: de modo geral cloridrato de clorpromazina é bem tolerado. Alguns pacientes, porém, podem apresentar sonolência, torcicolo, queda de pressão, impotência, frigidez, alterações menstruais, sedação, boca seca, retenção urinária, alterações na pele ou alergias, ganho de peso, prisão de ventre, icterícia colestática e lesão hepática, além de outras reações. Caso ocorra alguma reação desagradável, procure seu médico, que ele lhe dará a orientação adequada.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Contraindicações e precauções: em caso de febre, o tratamento com cloridrato de clorpromazina deve ser suspenso e o médico comunicado. Pacientes idosos, que tenham retenção urinária por problemas de próstata ou uretra, não devem tomar cloridrato de clorpromazina.
Informe seu médico caso você tenha doença de coração, fígado, rim ou Parkinson, ou se estiver fazendo uso de outros medicamentos. Não se recomenda cloridrato de clorpromazina para crianças com menos de 2 anos de idade. Deve-se evitar bebidas alcoólicas durante o tratamento com cloridrato de clorpromazina, pois elas aumentam seu efeito sedativo. O uso de cloridrato de clorpromazina por pacientes condutores de veículos ou que operam máquinas deve ser feito com precaução, devido ao risco de sonolência. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento com cloridrato de clorpromazina.
Considerando que cloridrato de clorpromazina pode interagir com outros medicamentos, informar o médico se estiver tomando levodopa, lítio, sultoprida, antidiabéticos, antiácidos, anti-hipertensivos, antidepressivos ou outros medicamentos de ação sobre o sistema nervoso central.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.