Advertências cristalin

CRISTALIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CRISTALIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CRISTALIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



-Pacientes tratados com inibidores da amino oxidases (IMAOs) podem apresentar crises de hipertensão grave se um medicamento impatomimético for administrado (ver item “6. Interações medicamentosas”).
-Use com precaução em crianças, idosos ou em pacientes com doenças cardiovasculares ou em pacientes com denervação simpática (por exemplo, pacientes diabéticos insulino-dependentes, com hipotensão ortostática, hipertensão, hipertireoidismo) devido ao risco de possíveis efeitos sistêmicos.
-O uso prolongado ou excessivo pode levar a uma vasodilatação ou congestão ocular de rebote.
-Os pacientes devem ser instruídos a remover as lentes de contato antes da aplicação de CRISTALIN e esperar por pelo menos 15 minutos antes de recolocá-las.

Efeitos sobre a capacidade de dirigir e operar máquinas
CRISTALIN pode causar midríase passageira, visão turva temporária ou outros distúrbios visuais que podem afetar a capacidade de dirigir ou operar máquinas. Se ocorrer midríase ou turvação da visão após a instilação, o paciente deve esperar até que a visão normalize antes de dirigir ou operar máquinas.

Fertilidade, gravidez e lactação
-Fertilidade: não foram realizados estudos para avaliar os efeitos da administração ocular tópica de CRISTALIN sobre a fertilidade humana.
-Gravidez: não há, ou há pouca quantidade de dados sobre o uso tópico oftálmico de nafazolina ou feniramina em mulheres grávidas. Estudos em animais são insuficientes em relação à toxicidade reprodutiva.
-Lactação: não se sabe se a administração tópica de nafazolina/metabólitos é excretada no leite humano, no entanto, não se pode descartar um risco para a criança que é amamentada.

Este medicamento pertence à categoria C de risco de gravidez.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.