Superdosagem dimefor

DIMEFOR com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DIMEFOR têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DIMEFOR devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Sinais e sintomas: os sintomas tóxicos depois de uma superdosagem de metformina podem incluir irritação gastrintestinal, acidose metabólica, hipovolemia, acidose láctica, convulsões, depressão respiratória, oligúria, anúria e hipoglicemia com sintomas que incluem astenia, confusão mental, palpitações, transpiração e vômitos. Os casos citados na literatura, demonstrando elevadas taxas plasmáticas de metformina, com consequente acidose metabólica, foram devidos à inobservância das contraindicações. O prognóstico é favorável quando se estabelece uma hemodiálise que reduza rapidamente a hiperlactacidemia e a eliminação da metformina. Contudo, as hiperlactacidemia e a eliminação da metformina. Contudo, as hiperlactacidemias de origem anóxica, complicando um estado de choque, uma insuficiência respiratória ou hepática, associadas a uma taxa normal ou ligeiramente elevada de metformina, são de difícil reversão.

Tratamento: os episódios hipoglicêmicos leves respondem à administração oral de glicose ou açúcar e ao repouso. A correção da hipoglicemia moderadamente grave pode ser obtida mediante a administração intramuscular ou subcutânea de glucagon. Se o paciente estiver comatoso, é requerida administração intravenosa de solução de dextrose. Em casos de superdosagem ou ingestão acidental deve- se realizar uma lavagem gástrica enérgica e administrar uma solução de bicarbonato. Deverão ser tomadas medidas adicionais adequadas que dependerão da sintomatologia presente.