Bula para paciente fleet enema

FLEET ENEMA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FLEET ENEMA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FLEET ENEMA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Fleet Enema está indicado como laxante no alívio da prisão de ventre.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
Este medicamento promove a evacuação intestinal através do aumento do teor de água e do volume das fezes. O esvaziamento do intestino grosso esquerdo (cólon descendente) se dá em geral dentro de 2 a 5 minutos.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Não deve ser utilizado na presença ou suspeita de apendicite, obstrução intestinal, sangramento retal, colite ulcerativa (inflamação do intestino grosso) ou alergia conhecida aos componentes da fórmula. Consulte um médico antes de usar este medicamento se você apresenta náusea, vômito, febre, doença cardíaca, pressão alta, doença do fígado ou dos rins. Laxantes não devem ser utilizados por mais de uma semana, a menos que seja recomendado por um médico.
Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos de idade.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez desde que sob prescrição médica. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após seu término. Informar ao médico se estiver amamentando.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
O produto deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15° e 30°C). O prazo de validade é de 24 meses após a data de fabricação.

Número de lote, e data de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Aspectos físicos e características organolépticas do produto: solução límpida, incolor, livre de partículas estranhas e turbidez.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance de crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Fleet Enema deve ser administrado por via retal, em dose única, ou segundo orientação médica. O uso de mais de um frasco da solução retal em 24 horas pode ser prejudicial. Fleet Enema não requer aquecimento, pode ser aplicado à temperatura ambiente.

Administração: Antes de usar, retire a capa protetora da cânula retal. Com o frasco para cima, segure a capa protetora, retirando-a suavemente. Inserir suavemente a cânula no reto, como se a ponta fosse em direção ao umbigo. Comprimir o frasco até ser expelido quase todo o líquido. Retire a cânula do reto.

Instruções Para Uso – Posições Com ajuda de outra pessoa
Lado esquerdo: Deitar sobre o lado esquerdo com os joelhos em flexão e os braços relaxados.
Joelho-tórax: Ajoelhar-se e, em seguida, baixar a cabeça e o tórax para frente, até que o lado esquerdo da face repouse na superfície, deixando os braços em posição confortável.

Autoadministração
O processo mais simples é assumir a posição indicada, deitando sobre uma toalha colocada, de preferência, no piso do banheiro.
Nota: não é necessário esvaziar completamente o frasco, porque ele contém quantidade de líquido superior à necessária para uso eficaz. Após a compressão, uma pequena quantidade ficará no frasco, a qual deverá ser jogada fora. Manter a posição até sentir forte vontade de evacuar (geralmente dentro de 2 a 5 minutos).
Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião dentista.

7.O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO? Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião- dentista.

8.QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento): irritação da pele próxima à região do reto, queimação, coceira, dor ou sangramento retal.
Interrompa o uso deste medicamento e informe seu médico se você tiver sangramento retal ou se você não conseguir evacuar após aplicação da solução retal.
Estes sintomas podem indicar uma doença grave.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.