Bula para paciente folifer

FOLIFER com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FOLIFER têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FOLIFER devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



1. PARA QUÊ ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Este medicamento é indicado para o tratamento da deficiência de ferro, agindo como antianêmico específico para anemias nutricionais e as causadas pela deficiência de ferro.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
Este medicamento age como um suplemento de ferro para suprir as necessidades de casos de anemia causadas pela falta deste mineral. Essas anemias podem ocorrer pela má alimentação, durante a gravidez e amamentação ou devido a hemorragias, onde o organismo necessita da reposição de ferro. As reservas orgânicas de ferro são preenchidas com baixas dosagens de ferro aminoácido quelato, atingindo seus objetivos dentro de 4 a 6 semanas após o início do tratamento.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
FOLIFER FERRO é contraindicado em pacientes que apresentam hipersensibilidade (alergia) ao ferro ou a qualquer outro componente da formulação. Não deve ser usado em pacientes com anemias caracterizadas por acúmulo ou incapacidade de utilização do ferro, tais como hemocromatose, anemia falciforme, anemia hemolítica, anemias sideroacrésticas, anemias do chumbo, talassemia, anemias por tumores ou infecções (sem deficiência de ferro), anemias associadas à leucemia. Pacientes que apresentem diarreias crônicas, retocolite ulcertiva , artrite reumatoide, doença de Crohn e asma brônquica não devem utilizar este medicamento pois estas doenças impedem a absorção de ferro por via oral.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
FOLIFER FERRO deve ser administrado com cautela em pacientes que fazem uso constante de bebidas alcoólicas (alcoolismo), que tenham hepatite, infecções agudas e estadas inflamatórias do trato gastrointestinal como enterite, pancreatite e úlcera péptica. Recomenda-se que paciente que usam próteses dentárias lavem a boca e escovem as próteses imediatamente após o uso do produto, para evitar escurecimento. A administração do produto em pacientes submetidos a transfusões repetidas de sangue deve ser realizada sob rigoroso controle médico e observação do quadro sanguíneo. Os antibióticos a base de tetraciclina têm a sua absorção prejudicada pelos compostos ferrosos comuns. Embora ainda não se tenha nenhuma confirmação sobre este efeito com o f erro aminoácido quelato, é recomendável evitar a administração de FOLIFER FERRO concomitantemente a este grupo de antibióticos. A ingestão excessiva de bebidas alcoólicas aumenta a probabilidade de efeitos colaterais e até tóxicos do ferro quando em uso prolongado. FOLIFER FERRO não tem sua absorção prejudicada pela presença de alimentos, sendo inclusive recomendada sua administração próxima das refeições ou misturados a elas. O exame de sangue oculto nas fezes torna-se dificultoso, pois o ferro escurece as fezes. Pode ocorrer o aparecimento de coloração amarelada na urina, porém sem significância clínica.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Este medicamento contém corante que pode, eventualmente, causar reações alérgicas.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se vocêestá fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Conservar o medicamento em sua embalagem original, protegendo da luz, umidade, em temperatura ambiente entre 15 e 30ºC.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vi de embalagem.
Não use medicamento com prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
A suspensão oral (gotas) se apresenta como um líquido escuro, com pequenas partículas que se depositam no fundo do frasco e tem sabor de tutti-frutti.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Lactentes e crianças até 4 anos: administrar 1 gota/kg de peso por dia, em dose única, para crianças até 20kg. Acima de 20kg, administrar até 20 gotas ou a critério médico.
Crianças de 4 a 12 anos: administrar 1 a 2 gotas/kg de peso por dia, em dose única, para crianças até 20kg. Acima de 20kg, administrar até 20 gotas ou a critério médico.
Adolescentes, adultos e gestantes: administrar 20 gotas por dia. É recomendada a administração próxima ao horário da refeição.
Antes de usar o medicamento, agite bem o frasco, para misturar as partículas com a parte líquida. A dose recomendada pode variar de acordo com a gravidade do caso ou a critério do médico. As gotas podem ser misturadas com suco de frutas, papinhas ou sopinhas.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhe cimento do seu médico.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Caso haja esquecimento da ingestão de uma dose deste medicamento, retome a posologia prescrita sem a necessidade de suplementação.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Este medicamento é bem tolerado.
Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento): sensação de plenitude gástrica (empachamento), dores de estômago, náuseas, constipação (prisão de ventre) ou diarreia que são frequentemente observados com o uso dos sais ferrosos inorgânicos.
Reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento): reações alérgicas como sensação de calor, vermelhidão, taquicardia, erupções cutâneas, ocorrem quase que exclusivamente em indivíduos reconhecidamente alérgicos aos sais de ferro.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
A ingestão de doses maiores do que a indicada pode causar náuseas, vômitos, diarreias e sensação de plenitude gástrica (empachamento).

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.