Bula para paciente serevent spray

SEREVENT SPRAY com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SEREVENT SPRAY têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SEREVENT SPRAY devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Ação esperada do medicamento: Serevent® é utilizado para promover broncodilatação prolongada na doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC, que inclui bronquite crônica e enfisema pulmonar). Serevent®, associado a um corticosteróide inalatório, também é indicado para o tratamento regular da asma (inclusive da noturna e da asma induzida por exercícios).
Deve ser usado somente como terapia adicional para pacientes que não estão adequadamente controlados com outros medicamentos (por exemplo, baixas a médias doses de corticosteróides inalatórios) ou ainda cuja severidade do quadro indica um tratamento adjuvante aos corticosteróides.

Cuidados de armazenamento: manter o produto em sua embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC), protegido do congelamento e da luz solar direta. O frasco do produto não deve ser quebrado, perfurado ou queimado, mesmo quando estiver vazio. Como ocorre com a maioria dos medicamentos inalatórios acondicionados em frascos pressurizados, o efeito terapêutico pode diminuir quando o frasco está frio.
Após o uso, recoloque a tampa do bocal firmemente e prenda-a na posição.

Prazo de validade: o prazo de validade é de 24 meses, contados a partir da data de fabricação, que está impressa na embalagem externa do produto, com o número do lote. Não utilize medicamentos que estejam fora do prazo de validade, pois o efeito desejado pode não ser obtido.

Gravidez e lactação: informe seu médico da ocorrência de gravidez ou se estiver amamentando na vigência ou após o término do tratamento.

Cuidados de administração: siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Instruções de uso: antes de usar Serevent® Spray leia atentamente as instruções abaixo.
Testando seu inalador
Antes de usar seu inalador pela primeira vez, ou se ele não tiver sido usado por uma semana ou mais, remova o protetor do bocal apertando, delicadamente, as laterais desse protetor. Então, agite bem o inalador e libere um jato de ar, para certificar-se de que funciona.


Usando seu inalador
1) Remova a tampa do bocal apertando as laterais. Verifique se há partículas estranhas no interior e no exterior do inalador, inclusive do bocal.

2) Agite bem o inalador para garantir que qualquer partícula estranha seja removida e para que o conteúdo seja misturado de maneira uniforme.

3) Segure o inalador na posição vertical entre o indicador e o polegar, com o polegar na base, abaixo do bocal. Sopre lentamente até não poder expelir mais ar dos pulmões.

4) Coloque o bocal do inalador entre seus lábios (ou no espaçador, se assim tiver sido prescrito por seu médico), ajustando-os bem, sem morder.

5) Logo após, comece a inspirar (puxar o ar para dentro dos pulmões) pela boca e, ao mesmo tempo, pressione firmemente o inalador entre o indicador e o polegar para liberar o aerossol, inspirando regular e profundamente.

6) Prenda a respiração ao tirar o inalador de sua boca. Continue com a respiração presa até quando for confortável.

7) Para liberar o segundo jato, mantenha o inalador na posição vertical e espere cerca de meio minuto antes de repetir os passos 2 a 4.

Recoloque a tampa do bocal empurrando-a firmemente e prendendo-a na posição.

IMPORTANTE
Não apresse as etapas 3 e 4. É importante que você comece a inspirar o mais lentamente possível imediatamente antes de acionar seu inalador. Pratique em frente a um espelho nas primeiras vezes. Se você perceber que uma “névoa” sai do topo de seu inalador ou dos cantos de sua boca, comece a inalação novamente a partir da etapa 2.
Se seu médico lhe deu instruções diferentes para usar seu inalador – inclusão de espaçadores, por exemplo –, siga-as cuidadosamente. Peça ajuda a seu médico se tiver qualquer dificuldade.

Crianças
Crianças pequenas podem precisar de ajuda e talvez seja necessário que os adultos operem o inalador por elas. Incentive a criança a expirar e acione o inalador imediatamente após a criança começar a aspirar. Pratiquem a técnica juntos. Crianças maiores ou pessoas com as mãos fracas devem segurar o inalador com ambas as mãos.

Coloque os dois indicadores no topo do inalador e ambos os polegares na base abaixo do bocal.

Instruções de limpeza: seu inalador deve ser limpo pelo menos uma vez por semana:
Remova a tampa do bocal.
Não remova o recipiente do invólucro de plástico.
Limpe o interior e o exterior do bocal e do invólucro de plástico com um pano, lenço de papel ou chumaço de algodão secos.
Recoloque a tampa do bocal.

NÃO COLOQUE O FRASCO DE ALUMÍNIO NA ÁGUA.

Interrupção do tratamento: não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.

REAÇÕES ADVERSAS:
As reações adversas são listadas abaixo por classe de sistema orgânico e frequência. As frequência são definidas como: muito comum (=> 1/10), comum (=> 1/100 e <1/10), incomum ( 1/1000 e < 1/100), raro (=>1/10000 e <1/1000) e muito raro (<1/10000) incluindo relatos isolados. Eventos comuns e incomuns são geralmente determinados a partir de dados de estudos clínicos. A incidência do placebo não foi considerada. Eventos muito raros são geralmente determinados a partir de dados espontâneos.
As frequências a seguir são estimadas na dose padrão de 50 mcg duas vezes ao dia. Frequências numa dose maior de 100 mcg duas vezes ao dia devem ser consideradas quando apropriado.
Desordens do Sistema Imune
Reações de hipersensibilidade: Incomum: rash
Muito raro: reações anafiláticas incluindo edema e angioedema, broncoespasmo e choque anafilático.
Desordens Metabólicas e Nutricionais
Muito raro: hiperglicemia

Desordens do Sistema Nervoso Comum: tremor e dor de cabeça.
Foram relatados eventos adversos farmacológicos no tratamento com agonistas  -2 como tremor e dor de cabeça, mas tendem a ser transitórios e a se reduzir com a terapia regular.
É mais comum ocorrer tremor quando se administram doses maiores que 50 mcg duas vezes ao dia.
Desordens Cardíacas
Comum: palpitações
Foram relatados eventos adversos farmacológicos no tratamento com agonistas  -2 como palpitações, mas tendem a ser transitórios e a se reduzir com a terapia regular..
Incomum: taquicardia
É mais comum ocorrer taquicardia quando se administram doses maiores que 50 mcg duas vezes ao dia.
Muito raro: Arritmias cardíacas incluindo fibrilação atrial, taquicardia supraventricular e extrasístoles.
Desordens Respiratórias, Torácicas e Mediastinais
Muito raro: irritação orofaríngea e broncoespasmo paradoxal.

Desordens Músculo-Esqueléticas e do Tecido Conectivo Comum: câimbras
Muito raro: artralgia

Informe seu médico do aparecimento de reações desagradáveis como dor de cabeça, palpitações e tremores.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Ingestão concomitante com outras substâncias: informe seu médico de qualquer outro medicamento que você use antes do início ou durante o tratamento.

Contra-indicações e precauções: o uso de Serevent® é contraindicado a pacientes com hipersensibilidade conhecida a qualquer componente da fórmula.

Habilidade de dirigir e operar máquinas: atualmente não existem dados disponíveis que sugiram que Serevent® S influencia a capacidade de dirigir veículos ou operar máquinas.
NÃO TOME MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.