Posologia de serevent spray

SEREVENT SPRAY com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SEREVENT SPRAY têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SEREVENT SPRAY devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Serevent® Spray é administrado somente por via inalatória, conforme as instruções de uso. Para obter completo benefício terapêutico, recomenda-se o uso regular de Serevent® Spray no tratamento da obstrução reversível das vias aéreas. O início do efeito broncodilatador do salmeterol (melhora > 15% no VEF1) ocorre em aproximadamente 10 a 20 minutos em pacientes com asma. O completo benefício é observado após as primeiras doses do produto. Os efeitos broncodilatadores do salmeterol geralmente permanecem por 12 horas, e isso é particularmente importante no tratamento dos sintomas noturnos da asma e da bronquite crônica e no controle da asma induzida por exercícios.
Os pacientes devem ser instruídos a não tomar doses adicionais para tratar os sintomas que porventura surjam, mas a usar, nesse caso, 2-agonistas de ação rápida, por via inalatória.
Como podem ocorrer efeitos adversos relacionados a superdosagem, a dose, ou a frequência, da administração somente deve ser aumentada sob orientação médica.
É recomendado que cada dose prescrita consista em um mínimo de duas inalações.
Em pacientes com dificuldade de uso de spray, recomenda-se a utilização de um espaçador.

Adultos
Tratamento da asma (ver Precauções e Advertências) e bronquite crônica. Duas inalações (2 x 25 mcg de salmeterol) duas vezes ao dia.
Em pacientes com obstrução grave das vias aéreas, recomendam-se quatro inalações (4 x 25 mcg de salmeterol) duas vezes ao dia (ver Precauções e Advertências).
Crianças a partir de 4 anos de idade
Duas inalações (2 x 25 mcg de salmeterol) duas vezes ao dia (ver Precauções e Advertências).

Crianças com menos de 4 anos de idade
Os dados clínicos são insuficientes para recomendar o uso de salmeterol em crianças com essa idade.

Pacientes especiais
Não há necessidade de ajustar a dose em idosos ou em pacientes com insuficiência renal.