Bula para paciente sertralina

SERTRALINA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SERTRALINA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SERTRALINA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



− Ação esperada do medicamento: cloridrato de sertralina é um inibidor potente e específico da recaptação da serotonina (5-HT) neuronal e está indicado para o tratamento de sintomas de depressão, incluindo depressão acompanhada por sintomas de ansiedade, em pacientes com ou sem história de mania. Está indicado também para o tratamento do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) em pacientes adultos e pediátricos, Transtorno do Pânico e Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT), Fobia Social (Transtorno da Ansiedade Social) e no tratamento dos sintomas da Síndrome da Tensão Pré-Menstrual (STPM) e/ou Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM).

− Cuidados de armazenamento: conservar o produto em temperatura ambiente (entre 15 e 30 °C). Proteger da umidade.

− Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação, impressa na embalagem externa do produto. Não utilize o medicamento se o prazo de validade estiver vencido. Pode ser prejudicial à sua saúde.

− Gravidez e amamentação: este medicamento não deverá ser administrado durante a gravidez sem exclusiva orientação médica. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. O uso do medicamento durante o período de amamentação também não é recomendado. Informe ao seu médico se estiver amamentando.

− Cuidados de administração: a duração do tratamento dependerá da resposta ao medicamento. Portanto, a posologia deverá ser orientada exclusivamente pelo seu médico. A segurança e a eficácia do uso da sertralina em pacientes pediátricos com idade inferior a 6 anos não foi estabelecida. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

− Interrupção do tratamento: não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Somente o médico poderá avaliar a eficácia da terapia.
− Reações adversas: informe a seu médico o aparecimento de reações desagradáveis durante o tratamento com cloridrato de sertralina. As reações adversas mais comuns que poderão ocorrer com o uso do medicamento são: náusea, diarreia, fezes amolecidas, perda do apetite, indisposição digestiva, tremor, tonturas, insônia, sonolência, sudorese, boca seca e retardo na ejaculação.

“TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.”

− Ingestão concomitante com outras substâncias: cloridrato de sertralina pode ser administrado com alimentos, porém não deverá ser administrado junto com álcool.

− Contraindicações: em pacientes utilizando inibidores da monoaminoxidase (IMAO) ou com conhecida hipersensibilidade ao fármaco ou aos outros componentes da fórmula. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.
Durante o tratamento o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem ser prejudicadas.

“NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.”