Características farmacológicas zincolok

ZINCOLOK com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ZINCOLOK têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ZINCOLOK devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



ZINCOLOK®, devido ao seu componente sulfato de zinco, tem ação antisséptica e adstringente de efeito comprovado nas conjuntivites crônicas e nas hiperemias conjuntivais.
O sulfato de zinco, também denominado zinco sulfúrico, apresenta fórmula ZnSO4 e peso molecular 287,6. O mecanismo de ação do sulfato de zinco está relacionado com a capacidade que tem o íon zinco de precipitar proteínas. O sulfato de zinco apresenta propriedades adstringentes, ou seja, que provocam a contração dos tecidos orgânicos moles detendo a descarga de soro e muco, e apresenta também propriedades antissépticas, impedindo a proliferação de microorganismos, inativando-os ou destruindo-os. A ação antimicrobiana é considerada como sendo de fraca intensidade. Apresenta também ação comprovada no tratamento da conjuntivite causada pelo diplobacilo de Morax Axenfeld (Moraxella lacunata).
O cloridrato de nafazolina corresponde ao 2-1(1-naftilmetil)-2-imidazolina e apresenta a fórmula C14H14N2.HCl e peso molecular de 246,7. O cloridrato de nafazolina é um simpatomimético com acentuada atividade alfa-adrenérgica. É um vasoconstritor com ação rápida e prolongada na redução do edema e congestão quando aplicada a membranas mucosas. A nafazolina contrai o sistema vascular da conjuntiva, presumindo-se que este efeito é devido à estimulação direta de receptores adrenérgicos nas arteríolas da conjuntiva, resultando em diminuição da congestão conjuntival.