Interações medicamentosas spidufen

SPIDUFEN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SPIDUFEN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SPIDUFEN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Spidufen® pode interagir com outros medicamentos. Os medicamentos mencionados a seguir não devem ser tomados concomitantes ao uso de Spidufen®: – outros antiinflamatórios não esteróides (AINEs): O risco de efeitos adversos aumenta se for combinado Spidufen® oral com outros AINEs ou com ácido acetilsalicílico. Não obstante, em geral, permite-se o tratamento com uma única dose baixa diária de ácido acetilsalicílico (até 100 mg por dia). Spidufen® potencializa a ação dos seguintes medicamentos: warfarina, ticlopidina, lítio, metotrexato, hidantoínas, sulfamidas, corticosteróides sistêmicos, diuréticos, fluconazol, pentoxifilina, probenecida, quinolonas, sulfinpirazona, sulfoniluréias, tacrolimus e zidovudina.
Interações com exames laboratoriais
Uma vez que o ibuprofeno pode potencializar o efeito dos anticoagulantes orais, o tempo de protrombina deve ser mantido cuidadosamente sob controle durante as primeiras semanas do tratamento combinado e nesse caso a dosagem dos anticoagulantes pode necessitar de um ajuste.
Interações com alimentos
Recomenda-se tomar os envelopes de granulado de Spidufen® 400 e 600 juntamente com água ou outro líquido. Podem ser tomados sozinhos ou com alimentos. Em geral, recomenda-se tomá-lo durante as refeições ou imediatamente depois de comer, para reduzir a possibilidade de que ocorram distúrbios gástricos.