Cibacalcina

CIBACALCINA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CIBACALCINA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CIBACALCINA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

novartis

Apresentação CIBACALCINA

Injetável (liofilizado + diluente); Caixa com 3 ampolas de 0,50 mg de calcitonina humana sintética e 3 ampolas de solução diluente; Caixa contendo 5 ampolas de 0,25 mg de calcitonina humana sintética e 5 ampolas de solução diluente.

CIBACALCINA – Indicações

· Osteoporose de várias origens · Doença óssea de Paget (Osteíte deformante) . Hipercalcemia induzida por tumor

Contra indicações de CIBACALCINA

Hipersensibilidade conhecida à calcitonina humana sintética

Advertências

Informação não disponível para esta bula.

Interações medicamentosas de CIBACALCINA

Informação não disponível para esta bula.

Reações adversas / efeitos colaterais de CIBACALCINA

Trato gastrintestinal Frequentes: náusea. Ocasionais: vômito, diarréia, desconforto abdominal. Raras: anorexia. Sistema nervoso central e periférico Raras: cefaléia, vertigem, parestesia incluindo brandura da região palmar e plantar. Órgãos do sentido Raras: gosto metálico. Sistema urogenital Ocasionais: frequência urinária aumentada, poliúria. Pele/hipersensibilidade: Ocasionais: reação no local da aplicação. Raras: erupções da pele, urticária, prurido, febre, calafrio e arrepios. Casos isolados: reações alérgicas/anafilactóides incluindo choque, angioedema, laringoespasmos e dispnéia. Sistema cardiovascular Frequentes: ondas de calor, raramente acompanhada por hipotensão e taquicardia. Casos isolados: hipertensão. Metabolismo Casos isolados: sintomas de tetania ou hipocalcemia transitória sem importância clínica. Outros Raras: mal-estar, astenia. As reações adversas mais frequentemente observadas foram náusea e ondas de calor, sendo que a maioria dos pacientes melhora com a continuidade do tratamento.

CIBACALCINA – Posologia

Reações adversas tais como náuseas e ondas de calor podem ser minimizadas pela administração antes de dormir. · Osteoporose de várias origens Administrar 0,25mg de Cibacalcina 3 vezes por semana, por via subcutânea como um tratamento contínuo a longo prazo. O efeito preventivo de Cibacalcina na perda óssea se mantém por vários meses após o fim do tratamento. Deve-se utilizar de uma suplementação adequada de cálcio. A densidade da massa óssea deve ser medida antes do início do tratamento e em seguida a intervalos regulares (aproximadamente 1 vez ao ano) durante a terapia crônica. · Doença óssea de Paget A posologia deve ser adaptada individualmente, conforme as necessidades do paciente. Como regra, recomenda-se que o tratamento se inicie com uma dose de 0,5mg por via subcutânea ou intramuscular uma vez ao dia, durante várias semanas. Conforme a resposta do paciente, esta posologia poderá posteriormente ser aumentada a 0,5mg duas vezes ao dia ou reduzida para a terapia de manutenção, por exemplo 0,25mg ao dia ou 0,5mg, 2 a 3 vezes por semana. Como um auxiliar na avaliação da eficácia de Cibacalcina, a determinação sérica de fosfatase alcalina e a excreção urinária de hidroxiprolina devem ser realizadas antes de se iniciar a terapia, durante os primeiros três meses e em intervalos ( de aproximadamente 3 a 6 meses) durante o tratamento contínuo. Ajustes na dosagem devem ser conduzidos por sinais clínicos e radiológicos, como alterações na fosfatase alcalina sérica e excreção urinária de hidroxiprolina. O tratamento deve continuar por 6 meses ou mais. Se a retirada da terapia for seguida por uma prolongada exacerbação (acentuada por um aumento nos parâmetros bioquímicos e retorno dos sintomas ou sinais radiológicos), o tratamento deverá ser recomeçado. · Hipercalcemia induzida por tumor Para o tratamento agudo, administrar 0,5mg a cada 6 horas por injeção intravenosa lenta, após reidratação prévia. O cálcio sérico deve ser medido a cada 6 horas. O tratamento pode ser descontinuado 12 horas após os níveis séricos de cálcio terem retornado ao normal. O efeito terapêutico é geralmente obtido dentro das primeiras 24 horas do tratamento. Em pacientes com resultados insatisfatórios, o aumento da dose não implica numa redução adicional do cálcio sérico. Observa-se um novo aumento no cálcio sérico em poucos dias após a descontinuidade do tratamento.

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

CIBACALCINA – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.