Acarsan liquido

ACARSAN LIQUIDO com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ACARSAN LIQUIDO têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ACARSAN LIQUIDO devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

aché

Apresentação ACARSAN LIQUIDO

Fr c/ 80 ml.Emulsão tópica. Frasco contendo 80 mL.

ACARSAN LIQUIDO – Indicações

Está indicado no tratamento da escabiose, da ftiríase e pediculose.

Contra indicações de ACARSAN LIQUIDO

É contra-indicado para paciente com hipersensibilidade ao benzoato de benzila ou outros componentes da formulação. Escoriações, inflamações da pele, ou feridas.

Advertências

Se for absolutamente necessário o uso na presença de lesões com solução de continuidade (feridas abertas), inclusive as causadas pelo ato de coçar, torna-se necessário o aconselhamento médico.

Interações medicamentosas de ACARSAN LIQUIDO

Não é recomendado utilizar ACARSAN® (benzoato de benzila) concomitantemente com outras substâncias que causem irritação na pele (como ácido salícilico).

Reações adversas / efeitos colaterais de ACARSAN LIQUIDO

O benzoato de benzila é irritante aos olhos e às mucosas, podendo irritar a pele com sensação de coceira, queimação e vermelhidão em mais ou menos 20% dos pacientes. Estas reações ocorrem principalmente quando a pele está bem escarificada pelo ato de coçar e, em geral, são transitórias. Entretanto, a coceira pode, em algumas vezes, persistir por mais de uma semana, não indicando falha de tratamento. Reações de hipersensibilidade, dermatite de contato, eritema bolhoso podem ocorrer, raramente, devendo ser retirado o medicamento da pele ou couro cabeludo com água e sabão e interromper o tratamento. Deve-se consultar um médico caso persista a irritação. Quando acidentalmente ingerido, o benzoato de benzila pode causar estimulação do Sistema Nervoso Central (agitação e convulsão). Em estudo de toxicidade em animais verificou-se que os gatos são peculiarmente hipersensíveis à aplicação tópica de benzoato de benzila, ao contrário de animais domésticos maiores como os cachorros. Deve-se, portanto, evitar o seu uso em animais domésticos sem a supervisão de um veterinário.

ACARSAN LIQUIDO – Posologia

EXCLUSIVAMENTE PARA USO EXTERNO AGITAR ANTES DE USAR

Super dosagem

Quando utilizado corretamente, o risco de intoxicação com o medicamento é praticamente inexistente. Podem, entretanto, ocorrer reações de hipersensibilidade.

Caracteristicas farmalogicas

ACARSAN® (benzoato de benzila) é um agente acaricida de ação desconhecida, eficaz no tratamento da escabiose e pediculose. É um medicamento pouco tóxico e sua absorção percutânea é mínima, não se detectando efeitos sistêmicos após aplicação tópica. Sua excreção pelo leite materno é desconhecida. INDICAÇÕES Está indicado no tratamento da escabiose, da ftiríase e pediculose. CONTRA-INDICAÇÕES É contra-indicado para pacientes com hipersensibilidade ao benzoato de benzila ou outros componentes da formulação. Escoriações, inflamações da pele, ou feridas. PRECAUÇÕES Se for absolutamente necessário o uso na presença de lesões com solução de continuidade (feridas abertas), inclusive as causadas pelo ato de coçar, torna-se necessário o aconselhamento médico. RESTRIÇÕES OU CUIDADOS O medicamento é de USO EXCLUSIVAMENTE TÓPICO. Não deve ser ingerido ou ser usado na face, perto dos olhos, mucosas e meato uretral. Evitar a utilização do medicamento em pele inflamada ou escarificada. Evitar o contato do medicamento com alimentos. Em crianças o medicamento deve ser diluído (ver Posologia), reduzindo o risco de reações adversas.

Resultados de eficacia

ACARSAN® (benzoato de benzila) é um agente acaricida de ação desconhecida, eficaz no tratamento da escabiose e pediculose. É um medicamento pouco tóxico e sua absorção percutânea é mínima, não se detectando efeitos sistêmicos após aplicação tópica. Sua excreção pelo leite materno é desconhecida.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Não há relatos que justifiquem tratamento diferencial para essa população, desde que sejam tomadas as precauções de uso do medicamento.

Armazenagem

Conservar o medicamento em sua embalagem original a temperatura ambiente (entre 15oC e 30oC), e protegido da luz e umidade.

Dizeres legais

MS – 1.1213.0001 Farmacêutico Responsável: Alberto Jorge Garcia Guimarães CRF-SP nº 12.449

ACARSAN LIQUIDO – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.