Portal

SIMECO PLUS

Laboratório


Eurofarma

Apresentação SIMECO PLUS

Suspensão oral
Frasco com 240 mL.
USO ADULTO E PEDIÁTRICO

SIMECO PLUS - Indicações

Simeco plus® (hidróxido de alumínio+hidróxido de magnésio+dimeticona) está indicado como antiácido, nos casos de hiperacidez gástrica; úlcera péptica; esofagite; gastrite; duodenite e hérnia de hiato.

Contra indicações de SIMECO PLUS

O uso de an tiácidos con tendo alum ínio (exce to os que con tenham fosfa to de alum ínio ) é con tra-indicado pa ra pacien tes com hipofosfa temia, devido à propriedade dos sais de alum ínio de li garem -se ao fosfa to, deple tando -o. O uso de an tiácidos con tendo ma gnésio é con tra-indicado pa ra pacien tes com insufici ência renal grave, devido ao risco aumen tado de ocorrência de hipermagnesemia.

Advertências

O uso de an tiácidos con tendo ma gnésio em pacien tes com insuficiência renal leve a mode rada somen te de ve se r efe tuado quando es tritamen te necess ário e so b cuidadosa supe rvis ão médica , de vido ao risco aumen tado de oco rrência de hipe rma gnesemia nes tes pacien tes . A adminis tração prolon gada de doses elevadas de antiácidos contendo alumínio (exceto fosfa to de alumínio), em pacien tes com dieta deficiente em fosfa tos, poderá aca rretar hipofosfa temia . Pacien tes com insufici ência renal crônica pode rão apresentar hiperaluminemia.
Testes la boratoriais : Níveis séricos de fosfa to de vem se r moni torizados a in tervalos mensais ou bimes trais em pacien tes cronicamen te su bme tidos a hemodi álise , que es tejam rece bendo tratamento com antiácidos por períodos prolongados.
Uso durante a gravidez : A utili zação de an tiácidos du ran te a gravide z somen te de ve ser realizada sob orientação médica.

Interações medicamentosas de SIMECO PLUS

A absorção de alguns medicamentos pode se r alterada com a in gestão concomitante de antiácidos. Consequentemente, sempre que possível, deve-se evitar a administração de outras drogas durante uma a duas horas após o uso de antiácidos. Citam-se as tetraciclinas .

Reações adversas / efeitos colaterais de SIMECO PLUS

Eventualmente, pequenas alterações de trânsito intestinal poderão ocorrer, que desaparecerão com a simples interrupção do tratamento.

SIMECO PLUS - Posologia

Uso Adulto 1 ou 2 colheres de chá (5 mL ou 10 mL) 1 e 3 horas após as refeições e ao deitar, totalizando 7 doses diárias. Outros esquemas apropriados a cada caso podem ser instituídos a critério médico. Não se recomenda exceder essas doses diárias, ou manter por mais de 14 dias a dose máxima (duas colheres de chá - 10 mL - 7 vezes ao dia), exceto sob supervisão médica. Uso Pediátrico Crianças de 4 a 7 anos – Tomar 1 colher de café (2 mL), 1 a 2 vezes ao dia, 1 hora após as refeições, ou a critério médico. Crianças de 7 a 12 anos – Tomar 1 colher de chá (5 mL), 1 a 2 vezes ao dia, 1 hora após as refeições, ou a critério médico. Outros esquemas apropriados a cada caso podem ser instituídos a critério médico. Simeco plus® (hidróxido de alumínio+hidróxido de magnésio+dimeticona) deve ser bem agitado antes do uso.

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

Os componentes antiácidos de Simeco plus® são hidróxido de alumínio + hidróxido de magnésio + dimeticona. O hidróxido de alumínio na forma de gel coloidal reage com o ácido clorídrico gástrico, neutralizandoo: AI(OH)3 + 3HCI Æ AICI3 + 3H2O. O gel utilizado em Simeco plus® (hidróxido de alumínio+hidróxido de magnésio+dimeticona) é o gel A ou “reativo”, de elevado poder neutralizante. Além de suas propriedades antiácidas, o hidróxido de alumínio parece exercer outras ações terapêuticas: Ação demulcente - formando uma película protetora sobre a lesão. Ação adsorvente da pepsina - além de diminuir a acidez gástrica, inibindo por esse mecanismo a atividade da pepsina, adsorve as moléculas dessa enzima, o que contribui para uma inativação ainda maior. O hidróxido de magnésio reage com o HCI, neutralizando-o: Mg(OH)2 + 2HCI Æ MgCI2 + 2H2O. As reações citadas são progressivas, fato que prolonga o efeito neutralizante. Os hidróxidos de alumínio e magnésio são considerados antiácidos não sistêmicos.
Entretanto, uma pequena parcela de íons de alumínio e de magnésio é absorvida e excretada na urina, desde que a função renal esteja normal. O íon alumínio tem ação constipante intestinal, atribuida à sua propriedade adstringente, ação essa que é contrabalançada de forma equilibrada pelo efeito laxativo osmótico do íon magnésio. A proporção entre hidróxido de alumínio e hidróxido de magnésio em Simeco plus® (hidróxido de alumínio+hidróxido de magnésio+dimeticona) tem por finalidade evitar efeitos sobre a motilidade intestinal. Simeco plus® (hidróxido de alumínio+hidróxido de magnésio+dimeticona), graças a uma técnica especial de preparação, e por possuir altas concentrações de hidróxidos, apresenta elevado poder neutralizante.
Capacidade de neutralização de Simeco plus® (hidróxido de alumínio+hidróxido de magnésio+dimeticona) (Método de Fordtran): 35 mEq/5mL. O uso de doses elevadas de antiácidos, isto é, doses com alto poder neutralizante, em 7 tomadas diárias (1 e 3 horas após as refeições e ao deitar), é um esquema moderno para tratamento de úlcera péptica, cuja eficácia tem sido demonstrada por estudos endoscópicos de cicatrização e por curvas de neutralização do pH gástrico em portadores dessa patologia. Uma vez que os pacientes com úlcera ou gastrite muitas vezes apresentam também meteorismo e flatulência, Simeco plus® (hidróxido de alumínio+hidróxido de magnésio+dimeticona) incorpora em sua fórmula a dimeticona, potente agente antifisético.
A dimeticona empregada é a dimeticona ativada com sílica, de modo a aumentar as propriedades antifiséticas. A dimeticona atua no estômago e no intestino, diminuindo a tensão superficial dos líquidos digestivos, rompendo as bolhas que retêm os gases e que provocam flatulências e dores. Assim, os gases são eliminados mais facilmente, diminuindo o desconforto causado por eles. A dimeticona é excretada nas fezes de forma inalterada.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Siga corretamente o modo de usar. Ao persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.

Nº DO LOTE, DATA DE FABRICAÇÃO E PRAZO DE
VALIDADE: vide cartucho ou rótulo.
MS - 1.0043.0696
Farm. Resp.: Dra. Sônia Albano Badaró
CRF-SP 19.258
208702-01 (A) - L.65 (10/07)
EUROFARMA LABORATÓRIOS LTDA.
Av. Ver. José Diniz 3465
São Paulo - SP
CNPJ: 61.190.096/0001-92
Indústria Brasileira

SIMECO PLUS - Bula para o paciente

Ação esperada do medicamento
Simeco plus® (hidróxido de alumínio+hidróxido de magnésio+dimeticona) é um medicamento antiácido, indicado nos casos de hiperacidez gástrica; úlcera péptica; esofagite; gastrite; duodenite e hérnia de hiato. A ação antiácida de Simeco plus® (hidróxido de alumínio+hidróxido de magnésio+dimeticona) inicia-se logo após a ingestão do medicamento.
Cuidados de armazenamento
Conservar o medicamento em temperatura ambiente (entre 15° C e 30° C). Proteger da luz e umidade.
Prazo de validade
Desde que observados os devidos cuidados de conservação, o prazo de validade da Simeco plus® (hidróxido de alumínio+hidróxido de magnésio+dimeticona) é de 24 meses, contados a partir da data de fabricação impressa em sua embalagem externa.

NUNCA USE MEDICAMENTOS COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO. PODE SER PREJUDICIAL À SUA SAÚDE.

Gravidez e lactação
Informar ao médico ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após seu término. Informar ao médico se está amamentando.
Cuidados de administração
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Simeco plus® (hidróxido de alumínio+hidróxido de magnésio+dimeticona) deve ser bem agitado antes do uso.
Interrupção do tratamento
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Reações adversas
O aparecimento de reações desagradáveis em decorrência do uso do medicamento é raro, e se ocorrer, o médico deverá ser informado. Estas reações incluem diarréia e constipação.
Ingestão concomitante com outras substâncias
A absorção de alguns medicamentos pode ser alterada com o uso concomitante de antiácidos. Consequentemente, sempre que possível, deve-se evitar a administração de outros medicamentos durante o intervalo de uma a duas horas após o uso de antiácidos.
Contra-indicações e precauções
Pacientes com insuficiência renal não devem utilizar antiácidos contendo magnésio, a menos que seja indicado e esteja sob rigoroso controle médico. Pacientes com hipofosfatemia não devem utilizar antiácidos contendo alumínio. A utilização de antiácidos durante a gravidez somente deve ser realizada sob orientação médica.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Data da bula


20/10/2011