Trisorb

TRISORB com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TRISORB têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TRISORB devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

alcon

Apresentação TRISORB

Solução oftálmica lubrificante estéril.
Frasco plástico gotejador contendo 15 ml de solução oftálmica.

TRISORB – Indicações

TRISORB* Solução Oftálmica Lubrificante é indicado para ser instilado nos olhos quando houver sensação de olho seco para proporcionar alívio dos sintomas de ardor e irritação devida ao olho seco e desconforto causado por condições ambientais tais como fumaça, pó, poluentes, produtos químicos, raios solares, vento e calor excessivo.

Contra indicações de TRISORB

TRISORB* Solução Oftálmica Lubrificante Estéril é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Advertências

Se o paciente sentir dor de cabeça, dor nos olhos, alterações na visão, irritação dos olhos, vermelhidão persistente ou em condições de piora ou persistência, deve descontinuar o uso do medicamento e consultar um médico.

Efeitos na habilidade de dirigir ou operar máquinas
Visão turva temporária ou outros distúrbios visuais podem afetar a habilidade de dirigir ou operar máquinas. Se ocorrer visão turva após a instilação, o paciente deve esperar até que a visão volte ao normal antes de dirigir ou operar máquinas.

FERTILIDADE, GRAVIDEZ E LACTAÇÃO:
-FERTILIDADE: Não foram realizados estudos para avaliar o efeito da administração ocular de dextrana 70/ glicerol/ hipromelose sobre a fertilidade humana. No entanto, não são esperados efeitos na fertilidade humana, uma vez que estes compostos são farmacologicamente inertes.

-GRAVIDEZ: Não existem estudos adequados em mulheres grávidas que utilizam TRISORB* Solução Oftálmicas Lubrificantes. Os estudos em animais não indicaram quaisquer efeitos prejudiciais diretos ou indiretos em relação à toxicidade reprodutiva. Não é esperado qualquer efeito sobre a gravidez uma vez que os compostos são farmacologicamente inertes.

– LACTAÇÃO: Nenhum efeito sobre o recém-nascido/ lactente amamentado está previsto já que os compostos dextrana 70, glicerol e hipromelose são farmacologicamente inertes.

Interações medicamentosas de TRISORB

Nenhuma interação clinicamente relevante está descrita.

Reações adversas / efeitos colaterais de TRISORB

As seguintes reações adversas foram identificadas a partir da vigilância pós-comercialização de TRISORB* Solução Oftálmica Lubrificante. As frequências não puderam ser estimadas a partir dos dados disponíveis.

table border=”0″>

Classificação por sistema de órgão

Reações adversas

 Distúrbios oculares

Hiperemia ocular, irritação ocular, dor nos olhos, sensação de
corpo estranho nos olhos, visão turva



Em caso de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

TRISORB – Posologia

EXCLUSIVAMENTE PARA USO TÓPICO OCULAR. Instilar 1 ou 2 gotas quando houver sensação de olho seco.

Super dosagem

Devido às características da presente preparação, nenhum efeito tóxico é previsto com uma superdose ocular deste produto, nem em caso de ingestão acidental do conteúdo de um frasco.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Caracteristicas farmalogicas

TRISORB* Solução Oftálmica Lubrificante contém 3 ingredientes umidificantes, Dextrana 70, Hipromelose e Glicerol, que refrescam e aliviam os olhos rapidamente e previnem irritações posteriores causadas por fumaça, pó, poluentes do ar, produtos químicos, raios solares, vento e calor excessivo. TRISORB* Solução Oftálmica Lubrificante contém também íons essenciais para o fluido lacrimal tais como potássio, magnésio, zinco e cálcio.

Resultados de eficacia

Eficaz no alívio dos sintomas de ardor e irritação dos olhos, síndrome do olho seco e do desconforto ocular causado por condições ambientes impróprias tais como: fumaça, poluentes, raios solares, vento e calor excessivo.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Armazene o frasco de TRISORB* Solução Oftálmica Lubrificante em temperatura ambiente (entre 15º e 30ºC). A validade do produto é de 24 meses. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Após aberto, válido por 6 meses. TRISORB* Solução Oftálmica Lubrificante é uma solução incolor. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Todo o medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres legais

Farm. Resp.: André Luis Picoli – CRF-SP n° 19161

Fabricado por:
NOVARTIS BIOCIÊNCIAS S.A. Av. N.S. da Assunção,
736 05359-001
São Paulo-SP
CNPJ 56.994.502/0017-05
Indústria Brasileira
SAC: 0800-707 7908
sac.brasil@alcon.com

Registrado por:
Novartis Biociências S.A.
CNPJ 56.994.502/0001-30
São Paulo – SP

TRISORB – Bula para o paciente

1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
TRISORB* Solução Oftálmica Lubrificante é indicado para ser instilado nos olhos quando houver sensação de olho seco para proporcionar alívio dos sintomas de ardor e irritação e desconforto causado por condições ambientais tais como fumaça, pó, poluentes, produtos químicos, raios solares, vento e calor excessivo.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
TRISORB* Solução Oftálmica Lubrificante contém 3 ingredientes umidificantes: Dextrana 70, Hipromelose e Glicerol, que refrescam e aliviam os olhos rapidamente, e previnem irritações posteriores causadas por fumaça, pó, poluentes do ar, produtos químicos, raios solares, vento e calor excessivo.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
TRISORB* Solução Oftálmica Lubrificante Estéril é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade (alergia) aos componentes da fórmula.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
*Se você sentir dor de cabeça, dor nos olhos, alterações na visão, irritação dos olhos, vermelhidão persistente ou em condições de piora ou persistência, deve descontinuar o uso do medicamento e consultar um médico.

Efeitos na habilidade de dirigir ou operar máquinas
Visão turva temporária ou outros distúrbios visuais podem afetar a habilidade de dirigir ou operar máquinas. Se ocorrer visão turva após a instilação, você deve esperar até que a visão volte ao normal antes de dirigir ou operar máquinas.

**FERTILIDADE, GRAVIDEZ E LACTAÇÃO:
-FERTILIDADE: Não foram realizados estudos para avaliar o efeito da administração ocular de dextrana 70/ glicerol/ hipromelose sobre a fertilidade humana. No entanto, não são esperados efeitos na fertilidade humana, uma vez que estes compostos são farmacologicamente inertes (que não são perigosos).

-GRAVIDEZ: Não existem estudos adequados em mulheres grávidas que utilizam TRISORB* Solução Oftálmicas Lubrificantes. Os estudos em animais não indicaram quaisquer efeitos prejudiciais diretos ou indiretos em relação à toxicidade reprodutiva. Não é esperado qualquer efeito sobre a gravidez uma vez que os compostos são farmacologicamente inertes.

-LACTAÇÃO: Nenhum efeito sobre o recém-nascido/ lactente amamentado está previsto já que a composta dextrana 70, glicerol e hipromelose são farmacologicamente inertes.

*Interações medicamentosas
Nenhuma interação clinicamente relevante está descrita.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se está fazendo uso de algum outro medicamento.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Armazene o frasco de TRISORB* Solução Oftálmica Lubrificante em temperatura ambiente (entre 15º e 30ºC). A validade do produto é de 24 meses. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Após aberto, válido por 6 meses. TRISORB* Solução Oftálmica Lubrificante é uma solução incolor. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se pode utilizá-lo. Todo o medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
EXCLUSIVAMENTE PARA USO TÓPICO OCULAR. Instilar 1 ou 2 gotas quando houver sensação de olho seco.
1- Retire o lacre de segurança
2- Para abrir o frasco, desenrosque a tampa girando-a
3- Incline sua cabeça para trás e puxe levemente sua pálpebra inferior para formar uma bolsa entre a sua pálpebra e o seu olho.
4- Inverta o frasco e pressione levemente com o dedão ou com o dedo indicador até que uma única gota seja dispensada no olho, conforme prescrição médica. Não toque a ponta do frasco nos olhos ou pálpebras.
5- Repita os passos 4 e 5 no outro olho, se o seu médico assim o instruiu.
6- Recoloque a tampa, rosqueando até que esteja tocando firmemente o frasco.
7- A ponta gotejadora foi desenhada para fornecer uma gota pré-medida, portanto não aumente o furo da ponta gotejadora.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure a orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Se esquecer duma dose, aplique o medicamento o quanto antes. No entanto, se estiver perto do horário da próxima dose, ignore a dose esquecida e volte ao esquema regular. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?
*As seguintes reações adversas foram identificadas a partir da vigilância pós-comercialização de TRISORB*Solução Oftálmica Lubrificante. As frequências não puderam ser estimadas a partir dos dados disponíveis.

table border=”0″>

Classificação por sistema de órgão

Reações adversas

 Distúrbios oculares

Hiperemia ocular, irritação ocular, dor nos olhos, sensação de
corpo estranho nos olhos, visão turva



Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Devido às características da presente preparação, nenhum efeito tóxico é previsto com uma superdose ocular deste produto, nem em caso de ingestão acidental do conteúdo de um frasco.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Data da bula

20/12/2016