Portal

VI-FERRIN

Laboratório


Elofar

Apresentação VI-FERRIN

FormaFarmacêuticaVia deAdministraçãoApresentações
Comprimidorevestidovia oralFrasco com 60comprimidos revestidos
Elixirvia oralFrasco de vidro âmbarcontendo 150 ml
Gotasvia oralFrasco de vidroâmbar contendo20 ml + conta-gotas


USO ADULTO E PEDIÁTRICO
COMPOSIÇÃO

COMPRIMIDO REVESTIDO
Cada comprimido revestido contém:
Quelato de Ferro (correspondente a 41,66 mg de ferro elementar) ..........300 mg
Ácido Fólico ...............................................................................5 mg
Cianocobalamina .................................................................15,000 mcg
Excipiente: cellactose, talco, estearato de magnésio, corante vermelho ponceaux, ácido metacrílico/metilmetacrilato1:1, polietilenoglicol, isopropanol, trietilcitrato, dióxido de titânio e água purificada.

ELIXIR
Cada 15 ml contém:
Quelato de Ferro (correspondente a 41,66 mg de ferro elementar).................300 mg
Ácido Fólico ......................................................................................5 mg
Cianocobalamina ...............................................................................15,000 mcg
Veículo: sacarina sódica, propilenoglicol, metilparabeno, propilparabeno, vanilina, essência de laranja, corante amarelo tartrazina, corante vermelho bordeaux, corante azul indigotina, hidróxido de sódio, água purificada.

GOTAS
Cada ml contém:
Quelato de Ferro (correspondente a 21,00mg de ferro elementar)...........150 mg
Ácido Fólico ................................................................................0,25 mg
Cianocobalamina .........................................................................7,5 mcg
Veículo: sacarina sódica, hidróxido de sódio, propilenoglicol, metilparabeno, propilparabeno, essência de laranja, água purificada.

VI-FERRIN - Indicações

No tratamento das anemias ferroprivas, estados de desnutrição e convalescença.

Contra indicações de VI-FERRIN

O produto é contraindicado em pacientes que recebem transfusões de sangue repetidas ou com anemia não causada por deficiência de ferro.
Hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula.

Advertências

VI-FERRIN® na forma de elixir contém o corante amarelo de tartrazina, que pode causar reações de natureza alérgica em pessoas suscetíveis, entre as quais: asma brônquica e urticária. Como todo medicamento, VI-FERRIN não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

Interações medicamentosas de VI-FERRIN

O ácido ascórbico aumenta a absorção do ferro medicinal em pelo menos 30%, no entanto, essa maior absorção está associada a um aumento da incidência de efeitos adversos. A necessidade de folatos pode aumentar em razão da administração em uso prolongado de corticosteroides, analgésicos, anticonvulsivantes, estrogênios e salazosulfapiridina. A reposição de ácido fólico em pacientes folato- deficientes que recebem fenitoína, pode aumentar o metabolismo desta resultando um decréscimo nas concentrações de fenitoína sérica. O uso simultâneo com o ácido fólico pode diminuir os efeitos dos anticonvulsivantes do grupo da hidantoína.

Reações adversas / efeitos colaterais de VI-FERRIN

O uso oral de ácido fólico pode ocasionar a presença de coloração amarela na urina, o que ocorre com doses elevadas e não tem significado clínico. São reações raras ao uso oral de ácido fólico: reações alérgicas, especialmente broncoespasmo, eritema, febre e exantema. A necessidade de folatos pode aumentar em razão da administração em uso prolongado de corticosteroides, analgésicos, anticonvulsivantes, estrogênios e salazosulfapiridina. A reposição de ácido fólico em pacientes folato- deficientes que recebem fenitoína, pode aumentar o metabolismo desta resultando um decréscimo nas concentrações de fenitoína sérica. O uso simultâneo com o ácido fólico pode diminuir os efeitos dos anticonvulsivantes do grupo da hidantoína.
As seguintes alterações de exames laboratoriais podem acontecer com o uso oral de ácido fólico: os antibióticos podem interferir com o método de ensaio microbiológico utilizado para determinar as concentrações de ácido fólico no soro e em eritrócitos, produzindo resultados falsamente baixos. Interfere com valores fisiológicos, pois a administração de doses elevadas e contínuas de ácido fólico pode reduzir as concentrações de vitamina B12 no sangue. O uso oral de vitamina B12 raramente provoca toxicidade em indivíduos com função renal normal. Não são relatados alterações em exames laboratoriais decorrentes do uso oral de vitamina B12. A intolerância aos preparados orais de ferro, como o quelato de ferro presente em VI-FERRIN®, ocorre principalmente em função da quantidade de ferro solúvel presente no trato gastrintestinal. Pirose, náuseas, vômitos, mal-estar gástrico superior, constipação e diarreia. Com doses altas, são mais comuns náuseas e dor abdominal. Durante o tratamento as fezes tornam-se escuras e essa coloração escura, sem significação clínica, é causada pela presença de ferro não absorvido. Hemocromatose, somente em pacientes com deficiência na absorção de ferro. O ácido ascórbico aumenta a absorção do ferro medicinal em pelo menos 30%, no entanto, essa maior absorção está associada a um aumento da incidência de efeitos adversos. As seguintes alterações de exames laboratoriais podem acontecer com o uso oral de quelato de ferro: a concentração plasmática da bilirrubina revela-se falsamente elevada; o cálcio plasmático falsamente diminuído; o exame de sangue oculto nas fezes torna-se dificultoso, pois o ferro escurece as fezes.

VI-FERRIN - Posologia

COMPRIMIDOS REVESTIDOS :
Adultos e adolescentes: 1 comprimido revestido, 2 vezes ao dia, preferencialmente antes das refeições.
“Os comprimidos devem ser tomados inteiros com água”.

ELIXIR :
Crianças - até 20 kg: 5ml, 2 vezes ao dia, preferencialmente antes das refeições.
Crianças - acima de 20 kg: 15ml ao dia, preferencialmente antes da principal refeição.
Adolescentes e Adultos - 15ml, 2 vezes ao dia, preferencialmente antes das refeições. Utilizar o copo medida até a marca indicativa de ml.

GOTAS:
Lactentes e crianças de até 1 ano de idade: 1 gota (0,05 ml) por kg de peso ao dia.
Crianças até 20 kg: 10 gotas (0,5 ml), 2 vezes ao dia, preferencialmente antes das refeições.
Crianças acima de 20 kg: 20 gotas (1,0 ml), 2 vezes ao dia, preferencialmente antes das refeições.

Super dosagem

No caso de superdosagem, em crianças, pode ser feita uma dosagem de emergência da concentração de ferro no plasma. Se a concentração for inferior a 500mg/dl, a criança não se encontra em perigo imediato. No entanto, o vômito deve ser induzido quando existir ferro no estômago; e quando a concentração de ferro for superior a 500mg/dl, deve-se administrar desferoxamina. Choque, desidratação e alterações de equilíbrio acidobásico devem ser tratados de modo convencional. As doses superiores a 15mg de ácido fólico podem ocasionar precipitação de cristais de ácido fólico no rim. Como tratamento, recomenda-se a suspensão da administração de ácido fólico e medidas gerais de suporte apropriados ao quadro.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Registro M.S. Nº 1.0385.0051.007-8 - Comp. Revestido c/ 60
Registro M.S. Nº 1.0385.0051.004-6 - Elixir c/ 150ml
Registro M.S. Nº 1.0385.0051.001-1 – Gotas

Nº lote, data de fabricação e prazo de validade: VIDE CARTUCHO
Farmacêutico Responsável: Alexandre Madeira de Oliveira - CRF-SC nº 3684

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

LABORATÓRIO FARMACÊUTICO ELOFAR LTDA.
S.A.C. 0800-600-1344 - sac@elofar.com.br - www.elofar.com.br
Rua Tereza Cristina, 67 - Florianópolis - Santa Catarina - CEP 88070-790
CNPJ: 83.874.628/0001-43 - INDÚSTRIA BRASILEIRA

VI-FERRIN - Bula para o paciente

MODO DE AÇÃO: A atividade antianêmica de VI-FERRIN® deve-se à presença do elemento ferro que, associado ao Ácido Fólico, responsável pela transformação e síntese de vários aminoácidos, juntamente com a Cianocobalamina, que desempenha importante papel na síntese do DNA, estende sua ação em pacientes nos estados de desnutrição e convalescença.

INDICAÇÕES: No tratamento das anemias ferroprivas, estados de desnutrição e convalescença.

CONTRAINDICAÇÕES: É contraindicado em pacientes que tenham demonstrado hipersensibilidade aos componentes da formulação, em pacientes que recebem transfusões de sangue repetidas ou com anemia não causada pela falta de ferro.

ADVERTÊNCIA: Não utilizar o produto por período prolongado (mais do que seis meses) e nas doses acima das recomendadas, exceto por indicação médica.
Na presença de anemia perniciosa o risco/benefício da administração do produto deve ser avaliado, pois o ácido fólico corrige as anomalias sanguíneas, porém os problemas neurológicos progridem de forma irreversível. O uso do produto em pacientes com anemia perniciosa pode ocasionar problemas neurológicos. O uso do produto em anemias deve se restringir às anemias megaloblásticas.
Pacientes que apresentam toxoplasmose e fazem uso de pirimetamina devem evitar o uso do produto. Como todo medicamento, VI-FERRIN não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS: Deve ser usado com cautela em pacientes que estejam fazendo uso de anticonvulsivantes.
VI-FERRIN® não deve ser administrado concomitantemente a metotrexato, triantereno, sulfonamidas e trimetoprima.
“Informe ao seu médico se ocorrer gravidez ou iniciar amamentação durante o uso deste medicamento”. “Não há contraindicação relativa a faixas etárias”.
“Informe ao médico o aparecimento de reações desagradáveis”.
“Informe ao seu médico se você estiver fazendo uso de algum medicamento”. “Informar ao médico se está amamentando”.

MODO DE USO E POSOLOGIA
COMPRIMIDOS REVESTIDOS:
Adultos e adolescentes: 1 comprimido revestido, 2 vezes ao dia, preferencialmente antes das refeições.
“Os comprimidos devem ser tomados inteiros com água”.

ELIXIR :
Crianças - até 20 kg: 5ml, 2 vezes ao dia, preferencialmente antes das refeições.
Crianças - acima de 20 kg: 15ml ao dia, preferencialmente antes da principal refeição.
Adolescentes e Adultos - 15ml, 2 vezes ao dia, preferencialmente antes das refeições.
Utilizar o copo medida até a marca indicativa de ml.

GOTAS:
Lactentes e crianças de até 1 ano de idade: 1 gota (0,05 ml) por kg de peso ao dia.
Crianças até 20 kg: 10 gotas (0,5 ml), 2 vezes ao dia, preferencialmente antes das refeições.
Crianças acima de 20 kg: 20 gotas (1,0 ml), 2 vezes ao dia, preferencialmente antes das refeições.

“SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR. NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA”.
“ANTES DE USAR, OBSERVE O ASPECTO DO MEDICAMENTO”.

EFEITOS ADVERSOS: A diarreia e o escurecimento das fezes são os efeitos mais frequentes do uso de sais de ferro. Em alguns pacientes pode causar diarreia, reversível com a redução da posologia e/ou suspensão do tratamento.

CONDUTA NA SUPERDOSAGEM: Em crianças, deverá ser feito uma dosagem de emergência da concentração de ferro no plasma.

CUIDADO DE CONSERVAÇÃO E USO: Conservar o produto na embalagem, ao abrigo do calor excessivo, protegido da luz e umidade. O prazo de validade é de 24 meses, se observados os cuidados de armazenamento.
“Este produto contém, na forma elixir, corante amarelo de tartrazina (FD&C Nº 5), que pode causar reações de natureza alérgica em pessoas suscetíveis, entre as quais: asma brônquica e urticária”.

“TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS”.
“NAO USAR MEDICAMENTO COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO”.

Data da bula


23/04/2015