Portal

Azitromin

Laboratório


Informação não disponível para esta bula.

Apresentação Azitromin


4 e 6 cápsulas de 250 mg e 2 e 3 comprimidos de 500 mg de azitromicina. Pó para suspensão oral com 600 mg e 900 mg de azitromicina (cada 5 ml de suspensão reconstituída contém 200 mg de azitromicina).

Azitromin - Indicações


Infecções causadas por organismos suscetíveis, infecções do trato respiratório inferior (inclusive bronquite e pneumonia), infecções de pele e tecidos moles, otite média, infecções do trato respiratório superior (inclusive sinusite, faringite/amigdalite), infecções sexualmente transmissíveis: infecções genitais não-complicadas causadas por Chlamydia trachomatis, Neisseria gonorrhoeae sem resistência múltipla; Infecções concomitantes com Treponema pallidum devem ser excluídas.

Contra indicações de Azitromin


Antecedentes de hipersensibilidade ou reações alérgicas a qualquer antibiótico macrolídeo.

Advertências


Assim como ocorre com a eritromicina e outros macrolídeos, podem ocorrer, embora raramente, reações alérgicas sérias angioedema, anafilaxia que às vezes necessitam de um maior período de observação e tratamento. Cautela na administração a pacientes com insuficiência renal grave. Pacientes com insuficiência renal leve não necessitam ajustes na posologia. Apenas pacientes com insuficiência hepática severa necessitam de maiores cuidados quando do uso de azitromicina.

Interações medicamentosas de Azitromin


Devido à possibilidade teórica de ergotismo, contra-indica-se o uso concomitante de azitromicina e derivados do ergot. Quando necessária administração concomitante com ciclosporina, monitorização dos níveis desta e ajustes na posologia são necessários. Deve-se ter em mente a possibilidade de aumento dos níveis de digoxina quando a ela se associa a azitromicina. Antiácidos não devem ser administrados simultaneamente com azitromicina devido à redução no pico de concentração plasmática desse antibiótico. Quando os pacientes em tratamento com zidovudina foram tratados com azitromicina, a única diferença estatisticamente significante observada na farmacocinética da azitromicina foi uma redução do tempo para alcançar a concentração plasmática máxima.

Reações adversas / efeitos colaterais de Azitromin


Azitromicina (AZITROMIN) é bem tolerada, sendo baixa a incidência de reações adversas de natureza leve e moderada. Somente 0,3% dos pacientes descontinuaram o tratamento por causa de reações adversas. As reações adversas ocasionalmente observadas foram: diarréia, fezes amolecidas, desconforto abdominal (dor/cólica), náusea, vômito e flatulência. Elevações reversíveis das transaminases séricas foram observadas ocasionalmente. Ocorre freqüência similar de reações alérgicas às registradas com penicilina e outros antibióticos macrolídeos. As reações alérgicas variam do rash ao angioedema.

Azitromin - Posologia


A administração deve ser feita em dose única, no mínimo uma hora antes ou duas horas após a refeição. A administração de azitromicina e outros antibióticos após uma refeição substanciosa reduz a biodisponibilidade no mínimo em 50%. Adultos: Doenças sexualmente transmissíveis causadas por Chlamydia trachomatis ou Neisseria gonorrhoeae: Dose oral única de 1 g (2 comprimidos ou 4 cápsulas). Outras indicações: Dose única diária de 500 mg (1 comprimido ou 2 cápsulas) durante três dias (dose total: 1,5 g) ou dose única de 500 mg (1 comprimido ou 2 cápsulas) no primeiro dia e dose única diária de 250 mg (1 cápsula ou 1/2 comprimido) do segundo ao quinto dia. Crianças: Dose única de 10 mg/kg durante três dias (dosa total: 30 mg/kg, ou dose única diária de 10 mg/kg no primeiro dia e dose única de 5 mg/kg do segundo ao quinto dia). Cuidados de administração: Ao frasco contendo pó, adicionar todo o diluente e agitar vigorosamente durante um minuto para se formar uma suspensão homogênea. A solução preparada deve ser mentida em temperatura ambiente (15ºC-30ºC) por um período máximo de cinco dias. Após este período, as suspensões devem ser descartadas. Cada 5 ml da suspensão reconstituída contém 200 mg de azitromicina.

Super dosagem


Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas


Azitromicina (AZITROMIN) inibe a síntese protéica bacteriana, demonstrando atividade in vitro contra diferentes tipos de bactérias Gram-positivas e Gram-negativas. É igualmente eficaz contra bactérias anaeróbias, organismos responsáveis por doenças sexualmente transmissíveis e outros germes. A azitromicina é amplamente distribuída pelo corpo, após administração oral. Seu pico de concentração plasmática é alcançado em 2-3 horas. Os níveis teciduais de azitromicina são bastante superiores aos encontrados no plasma, indicando que a droga se liga fortemente aos tecidos. Após administração oral de dose única de 500 mg, as concentrações nos tecidos-alvo pulmões, amígdalas, próstata) excedem a CIM90 para a maioria dos patógenos. Altíssimas concentrações da droga inalterada foram encontradas na bile humana. Estudos em animais revelaram concentrações de azitromicina nos fagócitos e liberação de maiores concentrações da droga durante a fagocitose ativa do que na fagocitose não-estimulada. Em conseqüência, altas concentrações de azitromicina (AZITROMIN) são liberadas para os locais do processo infeccioso.

Resultados de eficacia


Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco


Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem


Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais


Informação não disponível para esta bula.

Azitromin - Bula para o paciente


Informação não disponível para esta bula.

Data da bula


Informação não disponível para esta bula.