Superdosagem bufferin

BUFFERIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de BUFFERIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com BUFFERIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A intoxicação em idos os e sobretudo em crianças pequenas (superdose terapêutica ou envenenamento acidental, que é frequente) deve ser temida, pois pode ser fatal.

Sintomatologia:
Intoxicação moderada:
– Náusea, vômito, zumbido, sensação de perda da audição, dor de cabeça, vertigem e confusão mental. Esses sintomas podem ser controlados com a redução da posologia.
Intoxicação grave:
– Febre, hiperventilação, cetose, alcalose respiratória, acidose metabólica, coma, choque cardiovascular, insuficiência respiratória, hipoglicemia acentuada.

Tratamento de emergência:
-Transferência imediata a uma unidade hospitalar especializada.
-Lavagem gástrica, administração de carvão ativado, controle do equilíbrio ácido-base.
-Diurese alcalina para obter um pH da urina entre 7,5 e 8. Deve-se considerar diurese alcalina forçada quando a concentração de salicilato no plasma for maior que 500 mg/litro (3,6 mmol/litro) em adultos ou 300 mg/litro (2,2 mmol/litro) em crianças.
-Possibilidade de hemodiálise em intoxicação grave.
-Perdas líquidas devem ser repostas.
-Tratamento sintomático.