Advertências burinax

BURINAX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de BURINAX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com BURINAX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Como com os demais diuréticos de alça, usar com cautela em pacientes com disfunção hepática ou renal e distúrbios graves do metabolismo eletrolítico. Pacientes submetidos a tratamentos prolongados deverão receber doses suplementares de potássio, especialmente naqueles com tratamento digitálico concomitante.
Pacientes diabéticos ou em tratamento para controle dos níveis glicêmicos devem realizar acompanhamento mais rigoroso de suas medidas de glicemia.
Pacientes com histórico de gota devem realizar acompanhamento dos níveis de ácido úrico. Pacientes que fazem uso de bumetanida em associação com inibidores da bomba de prótons podem sofrer eventual diminuição dos níveis séricos de magnésio, particularmente pacientes idosos, portanto, sugere-se monitoramento nestes casos.
Não usar lítio e drogas ototóxicas ou nefrotóxicas associadas (vide item “Interações medicamentosas”).

Uso na gravidez e lactação

BURINAX® deve ser administrado com cautela durante a gravidez.
Categoria de risco na Gravidez: C
Estudos experimentais em ratos, camundongos, coelhos e hamsters demonstraram que a bumetanida não teve efeitos teratogênicos e sobre a sobrevivência dos fetos, a não ser em doses que variaram de 3,4 a 3400 vezes a dose máxima humana.
O pequeno número de estudos em seres humanos não tem indicado qualquer efeito adverso para o feto, mas BURINAX® não deve ser administrado no 1º trimestre da gravidez e, após isso, apenas quando, a critério médico, os benefícios superarem o risco potencial ao feto. Não se sabe ainda se a bumetanida é excretada no leite materno.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista.

Uso em pediatria e idosos
As doses para crianças e idosos não estão bem estabelecidas, ficando a critério médico.

Este medicamento pode causar doping.