Bula para paciente busonid aerossol oral

BUSONID AEROSSOL ORAL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de BUSONID AEROSSOL ORAL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com BUSONID AEROSSOL ORAL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Ação esperada do medicamento: Indicado para o tratamento preventivo de doenças inflamatórias pulmonares como a asma brônquica ou bronquite crônica.
Não possui indicação nas crises agudas.

Cuidados de armazenamento: O conteúdo do frasco encontra-se sob pressão. Por este motivo, não se deve esquentar ou congelar, nem golpear o frasco. Evitar o calor excessivo (temperatura acima de 40oC) e proteger da luz. Não incinerar o frasco, mesmo depois de vazio. Não se deve submeter o frasco a temperaturas muito baixas.

Prazo de validade24 meses. Não utilizar o medicamento com o prazo de validade vencido.

Gravidez e lactação: Informar ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término.
Informar ao médico se está amamentando. BUSONID® (budesonida) poderá ser recomendado por seu médico durante a gestação. Pode ser utilizado durante a amamentação (não passa para o leite materno).

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião- dentista.

Cuidados de administração: Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Sempre supervisionar o uso pelas crianças.

Interrupção do tratamento: Trata-se de um medicamento de uso prolongado e ação preventiva. Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. É importante que você mantenha a medicação prescrita, não interrompendo ou reduzindo as doses, mesmo com a melhora dos sintomas.

Reações adversas: Informe seu médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis. As reações mais comuns de acontecerem são: alteração da voz, dor de cabeça, infecção respiratória, irritação da garganta, sinusite. Pode ocorrer catarata, osteoporose. Como medicamento inalatório, pode ocorrer chiado no peito ou falta de ar imediatamente após seu uso.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Ingestão concomitante com outras substâncias:
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento, mesmo os naturais. Pode haver interação medicamentosa quando associado com itraconazol (anti-micótico oral) por tempo prolongado. Não há interação com a ingestão de alimentos.

Contraindicações e precauções: Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes ou durante o tratamento. O medicamento não deve ser usado em pacientes sensíveis a budesonida ou a outros corticoides e também a outros componentes de sua fórmula. Não deve ser usado no estado de mal asmático ou nos episódios agudos de asma.
Informe seu médico caso tenha catarata, cirrose hepática, contato com viroses como a catapora e sarampo, glaucoma, osteoporose, úlcera péptica, tuberculose ativa ou recente, infecção grave ou sem tratamento por bactérias, fungos ou vírus.
As crianças apresentam maior risco de efeitos adversos.
A budesonida inalatória esta indicada em crianças a partir de 1 ano de idade.
Deve-se ter cautela nos períodos de “stress” como cirurgias ou durante as crises de asma.
A transferência do corticoide oral para o inalatório pode causar insuficiência adrenal ou desmascarar condições alérgicas ocultas pela terapia oral.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.