Posologia de busonid aerossol oral

BUSONID AEROSSOL ORAL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de BUSONID AEROSSOL ORAL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com BUSONID AEROSSOL ORAL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A posologia deve ser individualizada procurando-se a menor dose terapêutica para aquele paciente. O início de ação ocorre em cerca de 24 horas e o benefício máximo é obtido em 1 a 2 semanas de tratamento. O tempo de duração da ação é de 12 a 24 horas, sendo sua meia-vida de excreção de 2 a 3 horas. É importante que o paciente compreenda que o tratamento não está destinado a obter um alívio rápido, mas sim duradouro, e, portanto, deve-se fazer uso prolongado da medicação.

Crianças abaixo de 6 anos de idade:
Antes, deve-se avaliar a capacidade da criança em utilizar corretamente o inalador para a confirmação da dose inalada. A dose recomendada é cerca de 100 a 400 mcg, 2 vezes ao dia, podendo ser aumentada até, no máximo, 1000 mcg , 2 vezes ao dia. Para pacientes previamente tratados com corticoterapia oral: 1000mcg/dia. O uso do espaçador é imprescindível nessa faixa etária.
O uso do espaçador garante uma menor perda da medicação e, portanto, um melhor aproveitamento desta, consequentemente, é comum o reajuste da posologia para doses menores.
A budesonida inalada é recomendada para o tratamento da asma brônquica a partir de 1 ano de idade.

Crianças a partir de 6 anos de idade:
A posologia varia conforme a terapia prévia: (1) só bronco dilatador: 200 mcg 2 vezes ao dia (400 mcg/dia), (2) corticoide inalatório: 400mcg 2 vezes ao dia (800 mcg/dia), (3) corticoide oral: 400 mcg 2 vezes ao dia. Em pacientes asmáticos (leve a moderado) bem controlados com corticoide inalatório: 200 ou 400 mcg dose única diária (de manhã ou à noite).
A dose máxima recomendada é de 400 mcg duas vezes ao dia (800 mcg diários).

Crianças a partir de 12 anos de idade e Adultos:
A posologia varia conforme a terapia prévia: (1) só bronco dilatador e (2) corticoide inalatório: 200 a 400mcg 2 vezes ao dia, (3) corticoide oral: 400 a 800 mcg 2 vezes ao dia. Para asmáticos, leve a moderados, que estão bem controlados com corticoide inalatório: 200 ou 400 mcg dose única diária.
A dose máxima recomendada é de 800 mcg duas vezes ao dia (1600 mcg diários).
Como ocorre com todos os corticosteroides administrados em forma de aerossol, é importante que o paciente empregue corretamente o inalador, pois as falhas na resposta, na maioria das vezes, têm sido relacionadas a uma técnica de administração errada.
A inalação do aerossol inalatório oral mediante o emprego de um auxiliar inalatório (espaçador) demonstrou ser útil, clinicamente, em uma grande parcela de pacientes, aumentando a resposta nas vias aéreas e reduzindo a frequência de efeitos adversos locais, para qualquer dose do corticoide em spray oral.
As exacerbações asmáticas produzidas por infecções bacterianas devem ser controladas por terapia antibiótica e, possivelmente, com o aumento da dose de budesonida ou, se necessário, a administração de corticoides sistêmicos.