Bula para paciente busonid suspensão aquosa

BUSONID SUSPENSÃO AQUOSA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de BUSONID SUSPENSÃO AQUOSA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com BUSONID SUSPENSÃO AQUOSA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Ação esperada do medicamento: é indicado para o alívio dos sintomas e tratamento crônico de rinites alérgicas, não alérgicas e da polipose nasal. BUSONID (budesonida) possui um dispositivo de inalação composto de uma tripla barreira de fios de prata ativa que permite a ausência de conservantes em sua composição, mantendo a integridade do produto quanto ao risco de contaminação.

Cuidados de armazenamento: conservar o medicamento em temperatura ambiente (entre 15 e 30oC). Proteger da luz.

Prazo de validade: desde que sejam observados os cuidados de armazenamento, BUSONID (budesonida) apresenta prazo de validade de 24 meses. Não utilize o medicamento após o vencimento do prazo de validade.

Gravidez e lactação: informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após seu término. Informe seu médico se está amamentando.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Cuidados de administração: siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Sempre um adulto deve supervisionar o uso pelas crianças.

MODO DE USAR
Movimentar suavemente o frasco por 3 vezes para misturar o produto.
BUSONID (budesonida) suspensão aquosa nasal é um tratamento preventivo, de uso diário, que se prolonga durante vários meses. Por esta razão é imprescindível utilizá-lo segundo as seguintes instruções:
1. Antes de usar, assoar o nariz delicadamente para limpar bem as narinas.
2. Movimentar sua ve men te o frasco por 3 vezes para misturar o produto.
3. Retirar a tampa protetora e não danificar a ponta da válvula.
4. Segurar a base do inalador com o dedo polegar; e o aplicador com o dedo médio e o indicador. Manter o aplicador em pé conforme indicado na figura.
5. Se estiver utilizando o medicamento pela primeira vez ou após um período de interrupção superior a 3 dias, pressionar a válvula (longe do rosto) até liberar uma névoa fina.
Este procedimento serve para preencher a válvula dosificadora e liberar a dose adequada do medicamento.
6. Manter o frasco na posição vertical.
Manter a cabeça levemente inclinada para frente, pressionar uma das narinas com o dedo indicador para fechar a passagem de ar e introduzir na outra narina a ponta do aplicador conforme indicado na figura.
Pressionar a válvula do spray o número de vezes indicado pelo seu médico. Respirar fundo.
7. Repetir todo o procedimento descrito no item 6 na outra narina.
Após o uso, limpar o aplicador com um lenço de papel seco e recolocar a tampa protetora.

Atenção:
A válvula do produto não permite que todo o conteúdo seja retirado do frasco. Para que seja possível retirar o número de doses informadas (60 doses ou 120 doses), é colocado um volume extra de produto. Desta forma, é normal que ainda haja uma quantidade remanescente de produto no frasco quando o mesmo não sair mais através da válvula.

A válvula do medicamento não é removível. O medicamento já vem pronto para o uso. Portanto, não deve ser perfurado e nem introduzido objetos pontiagudos no aplicador, pois isto irá danificá-lo e irá alterar a dose do medicamento liberada, além de permitir uma possível contaminação.
Os frascos de BUSONID (budesonida) contêm doses suficientes para garantir as doses necessárias ao preenchimento da válvula, nos períodos de não uso. Desta maneira, não ocorrerá perda das doses então declaradas (60 ou 120 doses) ao se fazer o procedimento de preenchimento.
Não utilizar o medicamento mais vezes que o prescrito.

Interrupção do tratamento: não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico, trata-se de um medicamento de uso prolongado e ação preventiva.

Reações adversas: informe seu médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis. Podem ocorrer acessos de espirros imediatamente após o uso do spray. Outras reações que podem ocorrer: rouquidão, irritação nasal, irritação da garganta, aumento da tosse e sangramento nasal, sensação de boca seca, ânsia de vômito, má-digestão e alteração do paladar.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Ingestão concomitante com outras substâncias: informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento, mesmo os naturais.
Não há interação com a ingestão de alimentos.

Contraindicações e precauções: o medicamento não deve ser administrado a pacientes sensíveis à budesonida ou a outros corticoides e também a outros componentes da fórmula.

Informe seu médico se você tiver glaucoma, catarata, tuberculose ativa ou recente, herpes ocular; infecção viral, bacteriana, fúngica grave ou sem tratamento; cirurgia nasal, úlcera de septo nasal ou trauma nasal recente, osteoporose.

Avise seu médico caso esteja grávida ou amamentando.

As crianças são mais propensas às reações adversas. Não estão estabelecidas a eficácia e segurança da budesonida intranasal em crianças menores de 6 anos.

Avise seu médico, caso esteja tendo contato com indivíduos portadores de catapora e sarampo.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.

Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.

Atenção: este medicamento contém açúcar, portanto, deve ser usado com cautela em portadores de Diabetes.

Cada dose (0,05 mL) de BUSONID (budesonida) contém 0,45 mg de glicose.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PE RIGOSO PARA A SAÚDE.