Interações medicamentosas cafilisador

CAFILISADOR com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CAFILISADOR têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CAFILISADOR devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Interações medicamento-medicamento
A dipirona aumenta a ação de:
•Anti-inflamatórios não hormonais: quando associados a medicamentos com efeito potencial significativo de redução da protrombina, número e função plaquetária, têm efeito aditivo sobre tais medicamentos, levando à redução do tempo de coagulação e/ou risco de sangramento, como por exemplo, o naproxeno, cetoprofeno, ibuprofeno, piroxicam, tenoxicam, meloxicam, diclofenaco, aceclofenaco, sulindac, nimesulida, fentiazac e ácido acetilsalicílico.

•Anticoagulantes orais: aumenta a atividade dos anticoagulantes orais como os cumarínicos (warfarina e a fenindiona) podendo acentuar o efeito da dipirona sobre a mucosa gástrica.
•Hipoglicemiantes orais: a atividade hipoglicemiante das sulfonilureias (glimepirida) é aumentada.
•clorpromazina: provocam o aumento das reações adversas da clorpromazina, um antipsicótico, apresentando como principal efeito d a interação a hipotermia, visão turva ou qualquer alteração na visão, movimentos de torção d o corpo por efeitos parkinsonianos extrapiramidais distônicos, hipotensão arterial, obstipação, enjoos, sonolência, secura na boca e congestão nasal.

A dipirona diminui a ação de:
•Ciclosporina: A dipirona pode causar redução dos níveis plasmáticos de ciclosporina. Deve- se, portanto, realizar um monitoramento das concentrações de ciclosporina quando da administração concomitante de dipirona.

Acafeína:
Lítio: a cafeína aumenta a excreção renal do lítio.
Interações medicamento-alimento
Não há dados disponíveis até o momento sobre a administração concomitante de alimentos e dipirona.
Interações medicamento- exame laboratorial
Não há dados disponíveis até o momento sobre a interferência de dipirona em exames laboratoriais.