Características farmacológicas calcichell

CALCICHELL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CALCICHELL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CALCICHELL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O cálcio possui um papel fundamental para o desempenho de funções reguladoras básicas, tais como: contração e relaxamento dos músculos (inclusive no miocárdio) por ação direta na placa mioneural; atuação nos mecanismos de transmissão de impulsos nervosos; ativação das reações enzimáticas; estimulação da secreção hormonal; preservação da integrida de das substâncias aglutinantes intracelulares; formação do tecido ósseo e da dentina durante o período de crescimento; coagulação sanguínea; permeabilidade capilar e da membrana celular; captação e união de aminoácidos; absorção de vitamina B1 2 e na secreção gástrica. O cálcio é primeiramente absorvido no intestino delgado sob forma ionizada, necessitando de mecanismos ativos para que esta absorção ocorra. O cálcio utilizado para a preparação de Calcichell (cálcio aminoácido quelato) apresenta-se sob a forma de quelato, sendo assim não tem que passar pelo caminho normal da absorção de cálcio no intestino, caminho que depende da vitamina D. Ele é absorvido por transporte ativo como uma pequena molécula de proteína, atingindo um bioaproveitamento de 44%, duas vezes maior que a absorção dos sais comuns de melhor qualidade mineral. A utilização de cálcio na forma de aminoácido quelato é justificada devido a diversos fatores, tais como:
-Estabilidade para ultrapassar a barreira digestiva, sendo absorvido intacto;
-Não reage com outros componentes da dieta;
-Absorvido no jejuno, possui mais sítios de absorção que os sais que são absorvidos no duodeno;
-Não estando na forma iônica, não compete com outros metais;
-A forma de quelato com aminoácidos é muito mais compatível com os sistemas de transportes celulares que as outras formas;
– É absorvido como quelato e assim permanece até que os metabólitos apropriados quebrem a ligação para o uso do cálcio. – Os aminoácidos resultantes do processo serão metabolizados como material nutricional comum.