Bula para paciente calcimed

CALCIMED com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CALCIMED têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CALCIMED devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Suplemento vitamínico e/ou mineral em dietas restritivas.
Suplemento vitamínico e/ou mineral para a prevenção /tratamento auxiliar na desmineralização óssea pré e pós menopausal.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
Calcimed® é um medicamento que se destina à reposição de cálcio e vitamina D3 (que auxilia na absorção de cálcio) nos casos de dietas restritivas e inadequadas de cálcio e colecalciferol (vitaminaD3), por pessoas que apresentam deficiência destes no organismo. Também ajuda na prevenção ou tratamento ósseo (pré e pós menopausal) na perda ou diminuição de constituintes minerais do organismo e tecidos individuais.

Informações sobre cálcio e vitamina D:
O cálcio é um elemento fundamental ao organismo, porém não é produzido endogenamente e somente é adquirido através da ingestão diária de alimentos que o contêm.
A vitamina D, embora disponha de uma via endógena d e formação (pele), tem em seu aporte exógeno um importante fator para a manutenção de níveis ideais às necessidades orgânicas.
3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Calcimed® não deve ser usado caso você tenha alergia aos componentes da fórmula, aumento dos níveis de cálcio no sangue, problemas graves nos rins, sarcoidose (doença inflamatória que pode acometer órgãos como os pulmões, fígado e gânglios linfáticos) e eliminação excessiva de cálcio na urina.

Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com problemas renais graves.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE TOMAR ESTE MEDICAMENTO?
– Advertências e Precauções:
Se você tiver os seguintes problemas de saúde você deverá utilizar o produto sob supervisão médica: hipercalciúria leve (eliminação leve de cálcio na urina), insuficiência renal (problemas nos rins) crônica, ou quando há propensão à formação de cálcio e, se necessário, reduza a dose ou interrompa o tratamento. Caso você tenha ausência ou redução dos níveis de ácido clorídrico no estômago, a absorção de cálcio pode estar reduzida.
Este medicamento contém 0,5% (0, 005 mL/mL) de álcool (etanol).

– Gravidez e amamentação
Informe seu médico a ocorrência de gravidez duranteo tratamento e após o seu termino ou se está amamentando. As mulheres grávidas ou que estejam amamentando e crianças até 3 anos, somente devem consumir este produto sob orientação do médico.

Categoria de risco na gravidez: C. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

– Populações especiais
O uso prolongado de cálcio em idosos pode provocar prisão de ventre.
A vitamina D não deve ser administrada em pacientes com níveis elevados de cálcio no sangue e deve ser administrada com cautela em crianças (devido á maior sensibilidade de seus efeitos), em pacientes com insuficiência dos rins ou cálculos, ou em pacientes com doenças cardíacas, que apresentam maior risco de dano ao órgão caso ocorra elevação dos níveis sanguíneos de cálcio. As concentrações de fosfato no sangue devem ser controladas durante o tratamento com vitamina D, visando reduzir o risco de calcificação em outras áreas.
Seu médico poderá realizar o controle regular da concentração de cálcio em pacientes recebendo vitamina D, especialmente no início do tratamento e caso surjam sintomas sugestivos de toxicidade.

Atenção diabéticos: contém açúcar (0,021 mg/mL de açúcar), portanto, deve ser utilizado com cautela em portadores de Diabetes.

– Interações Medicamentosas:
Medicamento-medicamento
A administração simultânea com medicamentos que contenham ferro, etidronato, fenitoína ou tetraciclinas deve ser evitada, pois a absorção dos mesmos é prejudicada. Nestes casos, os medicamentos devem ser ingeridos obedecendo-se um intervalo de tempo de pelo menos 2-3 horas. Em pacientes que utilizam digitálicos (medicamentos usados no tratamento de doenças do coração), altas doses de cálcio podem aumentar o risco de alterações do ritmo cardíaco.
Alguns tipos de diuréticos aumentam o risco de elevar os níveis de cálcio no sangue se administrados juntamente com a vitamina D e cálcio. Nestes casos, aconselha-se o controle das concentrações de cálcio no sangue. Informe seu médico.
Alguns antiepilépticos (ex.: carbamazepina, fenobarbital, fenitoína e primidona) podem aumentar a necessidade de vitamina D.

Medicamento-alimento
O consumo excessivo e prolongado de cálcio (leite)e álcalis absorvíveis (produtos contendo alumínio, cálcio ou magnésio) podem causar altas concentrações de cálcio (exemplo, síndrome leite-álcali).Recomenda-se, então, evitar a ingestão de produtos contendo alumínio, cálcio ou magnésio com altas quantidades de cálcio (leite).
Os sais de cálcio interagem com alimentos contendo ácido oxálico, encontrado no espinafre e no ruibarbo. Essa interação pode levar a diminuição da exposição de cálcio, diminuindo sua absorção pela formação de compostos insolúveis. O tempo de aparecimento dos efeitos da reação é rápido.
A ingestão de sais de cálcio com alimentos contendo ácido fítico também pode diminuir a efetividade do cálcio. O ácido fítico pode ser encontrado em farelos e cereais integrais e este pode inibir a absorção de cálcio pela formação de compostos insolúveis. Esta interação é de gravidade moderada, de rápido início de ação.
O uso concomitante de produtos contendo vitamina D e olestra pode diminuir as concentrações sistêmicas de colecalciferol e pode resultar em eventos adversos relacionados à deficiência de vitamina D, incluindo hipocalcemia e hiperparatireoidismo secundário. Essa interação é de gravidade leve, com início de aparecimento tardio.

Medicamento-substâncias químicas
O consumo excessivo de álcool, cafeína ou tabaco pode reduzir a quantidade de cálcio absorvida.

Medicamentos-exames laboratoriais
Não há dados disponíveis até o momento sobre a interferência de Calcimed® em testes laboratoriais.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.


5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
O produto deve ser mantido em sua embalagem original.
Conservar em temperatura ambiente (entre 15°C e 30° C). Proteger da umidade.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vi de embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Aspecto Físico:
Suspensão homogênea de coloração rosa com odor característico de morango.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Agite antes de usar.
1 colher de chá = 5 mL
1 colher de sobremesa = 10 mL
– Lactentes (0-11 meses): 4 colheres de chá (20 mL)ao dia.
Recomenda-se administrar 2 colheres de chá de preferência 2 horas antes ou após as principais refeições (almoço e jantar), ou conforme recomendação médica.
– Crianças (1-6 anos): 3 colheres de sobremesa (30 mL) uma vez ao dia.
Recomenda-se administrar 3 colheres de sobremesa de preferência 2 horas antes ou após UMA das principais refeições (almoço e jantar), ou conforme recomendação médica.
– Crianças (7-10 anos): 4 colheres de sobremesa (40 mL) ao dia.
Recomenda-se administrar 2 colheres de sobremesa de preferência 2 horas antes ou após as principais refeições (almoço e jantar), ou conforme recomendação médica.
– Adultos, gestantes e lactantes: 6 colheres de sobremesa (60 mL) ao dia antes ou após as principais refeições, ou conforme recomendação médica.
Recomenda-se administrar 3 colheres de sobremesa de preferência 2 horas antes ou após as principais refeições (almoço e jantar), ou conforme recomendação médica.

POSOLOGIA DIÁRIA RECOMENDADA

POSOLOGIA DIÁRIA RECOMENDADA    
MEDIDOR  Lactentes
 Crianças  

Adultos,
Gestantese
Lactantes

0-11 meses 1-6 anos 7-10 anos

Colher de chá
(5 mL)

2 colheres,
DUAS vezes
ao dia

___ ___  ___ 

Colher de
sobremesa (10
mL)

___

3 colheres,
UMA vez ao
dia

 

 

2 colheres,
DUAS vezes
ao dia

 

3 colheres,
DUAS vezes
ao dia



Não há estudos dos efeitos de Calcimed® administrado por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para a eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente pela via oral.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Caso esqueça de administrar uma dose, administre-a assim que possível. No entanto, se estiver próximo a o horário da dose seguinte, espere por este horário, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia. Nunca devem ser administradas duas doses ao mesmo tempo.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico ou cirurgião-dentista.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Reações com frequência < 1%: constipação, boca seca , hipercalcemia, hipofosfatemia, síndrome leite- álcali, náusea, tontura, dor de cabeça, hipercalciúria, hipomagnesemia, confusão mental, vômito. Frequência não definida: Hipervitaminose D (sinais e sintomas incluem hipercalcemia, resultando em dor de cabeça, náusea, vômito, letargia, confusão, lentidão, dor abdominal, dor óssea, poliúria, fraqueza, arritmias cardíacas, calcificação de tecidos moles, calciúria e nefrocalcinose). Além disso, tem-se: hipertensão, infarto do miocárdio, cálculo renal, efrotoxicidade, efeitos dislipidêmicos.

Informe ao seu médico ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
A ingestão excessiva de vitamina D pode causar o desenvolvimento de reações gastrintestinais (paciente s que recebem altas doses de vitamina D), sinais e sintomas da elevação de cálcio no sangue, ou seja, diminuição do apetite, enjoo, vômito, prisão de ventre, dor abdominal, fraqueza muscular, aumento na frequência de micções, sede, sonolência e confusão; e maior excreção de cálcio pela urina, calcificação em outras áreas e dano cardiovascular (do coração e sistema circulatório) e nos rins. Em casos severos, coma ou alterações do ritmo cardíaco. É conhecido que a suplementação com vitamina D pode ser prejudicial para pessoas que já recebem dose adequada por meio da própria dieta alimentar e da exposição da luz solar, visto que a diferença entre as concentrações terapêutica e tóxica é relativamente pequena. Caso você utilize uma quantidade maior do que a indicada o tratamento é: interrupção do tratamento; no aumento severo dos níveis de cálcio no sangue, instituir infusão de solução de cloreto de sódio, força r a micção e administrar fosfato oral.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.