Resultados de eficácia calcimed

CALCIMED com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CALCIMED têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CALCIMED devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O cálcio é considerado um composto essencial para manutenção da saúde em geral e, em particular, do tecido ósseo. (Rev. BrasReumato. 2004).
Observa-se que tanto a redução da ingestão de cálcio quanto as baixas reservas de vitaminas D implicam na redução da resistência óssea. Pacientes idosos t endem a reduzir a ingestão diária de cálcio e possuir baixas concentrações de vitamina D e, nesses casos, os suplementos com cálcio e vitamina D parecem ser de grande importância na redução de fraturas, como a fratura de quadril. (JCEM. 2000)
Estudos com suplementação de cálcio e vitamina D demonstram resultados positivos na redução destes riscos (JAMA. 2001; NEJM. 2001).
Redução do risco de outras fraturas, como as não ve rtebrais também são observadas com a suplementação destes compostos (RevRhum. 1994; CalcifTissueInt 2004.)
Estudo de 3 anos realizado com idosos que receberam suplemento diário de 1000mg de cálcio elementar na forma de carbonato de cálcio e 400UI de vitaminaD demonstrou redução de 12% na incidência de quedas graves (AgingClinExp Res. 2005).
O cuidado com as necessidades diárias de cálcio nãose resume aos idosos. A ingestão adequada de cálcio durante a infância e adolescência é necessária paraque o pico de massa óssea seja atingido, reduzindo o risco de fraturas osteoporóticas durante a vida (Pe diatrics. 2006).