Advertências calcium sandoz

CALCIUM SANDOZ com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CALCIUM SANDOZ têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CALCIUM SANDOZ devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O monitoramento da excreção de cálcio na urina é necessário para pacientes com hipercalciúria leve (excedendo 300 mg/24 horas ou 7,5 mmol/24 horas) ou com histórico de cálculos urinários. Se necessário, a dose de cálcio deve ser reduzida ou a terapia deve ser descontinuada. Um consumo aumentado de fluidos é recomendado para pacientes propensos à formação de cálculos no trato urinário.
Em pacientes com função renal reduzida, os sais de cálcio devem ser tomados sob supervisão médica, com monitoramento dos níveis séricos de fosfato e cálcio.
Em terapias com altas doses e especialmente durante tratamentos com vitamina D, existe o risco de hipercalcemia com subsequente disfunção renal. Nesses pacientes o nível de cálcio sérico e a função renal devem ser monitorados.
Em pacientes com insuficiência renal grave o consumo diário de 50 a 100 mg de ácido ascórbico não deve ser excedido, devido ao risco de hiperoxalemia e formação de depósitos de oxalato nos rins.
Cálcio e ácido ascórbico devem ser usados com precaução em pacientes que eliminam oxalato na urina.
Houve relatos de literatura referindo-se indiretamente à possível absorção aumentada de alumínio em tratamentos com sais à base de citrato. CALCIUM SANDOZ® + VITAMINA C LARANJA que contém ácido cítrico deve ser utilizado com cautela em pacientes com função renal gravemente reduzida, especialmente naqueles que recebem preparações contendo alumínio.
Os pacientes com problemas hereditários raros de intolerância à frutose ou má absorção de glicose-galactose não devem tomar este medicamento.
CALCIUM SANDOZ® + VITAMINA C LARANJA contém 0,27 g de sódio por comprimido, devendo ser levado em conta por pacientes que requerem uma dieta baixa em sódio.

Informações para diabéticos:
Cada comprimido efervescente de CALCIUM SANDOZ® + VITAMINA C LARANJA contém 2 g de açúcar, o que deve ser levado em conta por pacientes diabéticos.

Atenção diabéticos: este medicamente contém SACAROSE.

Efeitos na habilidade de dirigir ou operar máquinas
Não há nenhum efeito conhecido na habilidade de dirigir ou operar máquinas causadas pela ingestão de CALCIUM SANDOZ® + VITAMINA C LARANJA.

Uso em idosos, crianças e outros grupos de risco:
Não há advertências ou precauções além daquelas descritas anteriormente. CALCIUM SANDOZ® + VITAMINA C LARANJA deve ser usado somente em crianças acima de 7 anos de idade.

Gravidez e lactação
CALCIUM SANDOZ® + VITAMINA C LARANJA não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Em mulheres grávidas, a superdose de cálcio deve ser evitada uma vez que, a hipercalcemia foi relacionada a efeitos adversos no desenvolvimento do feto.
O consumo diário padrão para mulheres grávidas e lactantes (incluindo alimentos e suplementação) deve ser de 1.000 mg a 1.300 mg de cálcio, porém não excedendo 1.500 mg diários. Estudos epidemiológicos com cálcio oral não mostraram nenhum aumento de risco teratogênico para os fetos. Apesar de o ácido ascórbico ser secretado no leite e atravessar a barreira placentária, não há evidências de que o ácido ascórbico cause riscos para o feto ou o lactente; muito pelo contrário, estudos mostram benefícios no desenvolvimento com seu uso (Hong J e cols.)
Altas doses de ácido ascórbico não são recomendadas em mulheres grávidas, devido a possibilidade de sintomas de sua deficiência em neonatos e crianças.

Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez desde que sob orientação médica ou do cirurgião-dentista.