Bula para paciente calcium-d3

CALCIUM-D3 com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CALCIUM-D3 têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CALCIUM-D3 devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Para que CALCIUM D3 é utilizado?
CALCIUM D3 é utilizado para complementar as necessidades diárias de cálcio e vitamina D3 que o seu organismo necessita. A vitamina D3 proporciona o aumento da absorção do cálcio e fósforo pelo intestino.

Qual a importância do cálcio e da vitamina D3 no organismo?
O cálcio é o mineral mais abundante no corpo sendo que a maior porção dele encontra-se nos ossos. Além disso, o cálcio tem um papel muito importante em várias funções fisiológicas. A vitamina D3 facilita a absorção de cálcio e fósforo no intestino e as suas captações pelos ossos.

Em que casos CALCIUM D3 é indicado?
CALCIUM D3 é indicado para a complementação de cálcio e vitamina D3 na profilaxia e tratamento da osteoporose e osteomalácia (amolecimento dos ossos).

Quais os cuidados de armazenamento de CALCIUM D3?
CALCIUM D3 deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C) e protegido da umidade.

Qual o prazo de validade de CALCIUM D3?
O prazo de validade está impresso no cartucho. Não utilize o produto após a data de validade.

Eu posso tomar CALCIUM D3 se eu estiver grávida ou amamentando?
Não se recomenda o uso de CALCIUM D3 durante a gravidez e lactação. Procure um médico caso ocorra gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término, ou se você estiver amamentando.

Como utilizar CALCIUM D3 corretamente?
Tomar de 1 a 2 comprimidos de CALCIUM D3 durante as refeições para facilitar a absorção do cálcio.
Respeite sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Em caso de dúvida, procure a orientação de um médico.

O que fazer se uma dose for esquecida?
Se você se esquecer de tomar uma dose, espere até o horário de tomar a sua próxima dose.

O que fazer se eu tomar acidentalmente uma quantidade muito elevada de CALCIUM D3?
A superdose de CALCIUM D3 pode levar a sintomas tais como: náusea, vômito, sede extrema, desidratação ou constipação. Consulte um médico se você tomar acidentalmente uma superdose de CALCIUM D3.

Quais são os efeitos indesejáveis que CALCIUM D3 pode causar?
Em casos raros, podem ocorrer constipação, náusea, diarreia, dor de estômago, inchaço por gases, aumento do nível de cálcio no sangue (hipercalcemia) e excreção excessiva de cálcio na urina (hipercalciúria).
Se você apresentar qualquer efeito indesejável não mencionado nesta bula, consulte um médico.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Eu posso tomar CALCIUM D3 se eu estiver tomando algum outro medicamento?
Consulte um médico se você estiver tomando ou se tomou recentemente os seguintes medicamentos: diuréticos tiazídicos, tetraciclinas, colestiramina, fluoreto de sódio, bifosfonatos, rifampicina, fenitoína, barbituratos, glicocorticoides ou glicosídeos digitálicos.
Em caso de dúvida, consulte um médico sobre quais medicamentos você pode utilizar concomitantemente a CALCIUM D3.

Quando CALCIUM D3 não deve ser tomado?
Não tome CALCIUM D3 se você for alérgico a qualquer componente do produto (veja os ingredientes no item “composição” desta bula). Também não utilize CALCIUM D3 se você tiver hipercalcemia (alta concentração de cálcio no sangue); hipercalciúria severa (alta concentração de cálcio na urina); problemas nos rins tais como: pedras nos rins, depósitos de cálcio no tecido renal (nefrocalcinose) e insuficiência renal; hiperatividade das glândulas paratireoide (hiperparatireoidismo primário); superdose prévia de vitamina D; restrição dos membros (imobilização por fraturas osteoporóticas); câncer nos ossos (por exemplo, metástase e mieloma ósseos); certas doenças dos pulmões (por exemplo, sarcoidose).

Quais as outras precauções que devem ser tomadas?
Durante um tratamento de longa duração com CALCIUM D3, os níveis de cálcio no sangue e na urina assim como as funções renais devem ser monitoradas regularmente por um médico. O uso de produtos adicionais de cálcio e vitamina D também deve ser avaliado por um médico.

SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR, NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.