Reações adversas calcort

CALCORT com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CALCORT têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CALCORT devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



As seguintes taxas de frequência CIOMS são utilizadas, quando aplicável: Muito comum (=> 10%), comum (=> 1% e < 10%); Incomum (=> 0,1% e < 1%); Raro (=> 0,01% e < 0,1%); Muito raro (<0,01%); Desconhecido (não pode ser estimado a partir dos dados disponíveis).
Os glicocorticoides causam reações adversas, as quais são relacionadas com a dose e duração do tratamento, incluindo:

Distúrbios Endócrinos:
-Comum: aumento de peso.
-Incomum: supressão da função hipotalâmica-hipófise-adrenal, alterações corporais (distribuição cushingoide), “cara de lua cheia”, hirsutismo, amenorreia e Diabetes mellitus
Desconhecido: insuficiência adrenal aguda após descontinuação do tratamento (vide Precauções) e diminuição do crescimento em crianças.
Distúrbios Oculares:
-Desconhecido: catarata posterior subcapsular, aumento da pressão intraocular, coriorretinopatia (vide Advertências e Precauções).
Distúrbios Gastrintestinais:
-Incomum: dispepsia, ulceração péptica, hemorragia e náusea.
-Desconhecido: perfuração da úlcera péptica, pancreatite aguda, especialmente em crianças.
Distúrbios Gerais e condições no local da administração:
-Incomum: edema.
Distúrbios do Sistema Imunológico:
-Incomum: reações alérgicas.
Infecções e Infestações:
-Incomum: aumento da suscetibilidade às infecções.
Distúrbios de Metabolismo e Nutricionais:
-Incomum: alterações do equilíbrio hidroeletrolítico e hipocalemia quando coadministrado com agonistas beta-2 e xantinas (vide Precauções e Interações Medicamentosas).

Distúrbios Musculo esqueléticos e do Tecido Conjuntivo:
-Incomum: perda de massa óssea (fraturas).
-Raro: perda de massa muscular.
-Desconhecido: osteonecrose avascular, miopatia (miopatia acuda pode ser precipitada por relaxantes musculares não despolarizantes), tendinite e ruptura de tendão quando coadministrado com quinolonas (vide Advertências).
Distúrbios do Sistema Nervoso:
-Incomum: cefaleia e vertigem.
-Desconhecido: pseudotumor cerebral em crianças.
Distúrbios Psiquiátricos:
-Incomum: distúrbios de sono, alteração de humor, depressão, nervosismo e confusão.
-Desconhecido: insônia, sonhos anormais, choro, distúrbio emocional, comportamento anormal, euforia, inquietação, hipomania, ansiedade, agitação, neurose, desorientação, psicose e alucinação (vide Precauções).
Distúrbios da Pele e Tecido Subcutâneo:
-Incomum: acne e estria.
-Raro: fragilidade da pele.
-Desconhecido: afinamento da pele.
Distúrbios Vasculares:
-Raro: machucados.
-Desconhecido: tromboembolismo em particular em pacientes com condições de base associadas á tendência trombótica aumentada (vide Precauções e Advertências).
Distúrbios Endócrinos:
Desconhecido: Crise de feocromocitoma (efeito sistêmico dos corticosteroides)

Outras reações observadas foram balanço negativo de nitrogênio, hipertensão intracraniana, convulsões e atraso no processo de cicatrização.
Têm-se evidenciado uma menor incidência de reações adversas a nível ósseo e do metabolismo dos carboidratos com deflazacorte quando comparado a outros glicocorticoides.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.