Superdosagem caldê

CALDÊ com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CALDÊ têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CALDÊ devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A superdosagem pode acarretar hipercalciúria e hipercalcemia cujos sintomas são: Distúrbios Cardiovasculares: em casos severos arritmias cardíacas.
Distúrbios Gastrintestinais: náusea, vômito, constipação.
Distúrbios Musculares / Ósseos: fraqueza muscular, dor óssea e fadiga.
Distúrbios do Sistema Nervoso: anorexia, cefaleia, sonolência, confusão e coma, em casos severos.
Outros: sede, polidipsia, poliúria e desidratação

A superdosagem crônica que resulta em hipercalcemia pode causar calcificação vascular e orgânica. Considera-se como estado hipercalcêmico uma concentração sérica de cálcio que ultrapasse os 2,6 mmol/L (10,5 mg/100 mL).
O tratamento de eleição consiste em instituir infusão de solução de cloreto de sódio, diurese forçada e fosfato oral.
O limiar para a intoxicação por vitamina D está entre 40.000 e 1.000.000 UI/dia por 1-2 meses em pacientes com função normal da paratireoide, com excesso de cálcio de 2.000 mg/dia.
O tratamento da superdosagem de colecalciferol inclui a suspensão da administração. Se a hipercalcemia persistir, pode iniciar-se uma dieta pobre em cálcio e a administração de prednisona.
A hipercalcemia grave pode ser tratada com calcitonina, etidronato, pamidronato ou nitrato de gálio.
As crises de hipercalcemia requerem hidratação vigorosa com soro fisiológico intravenoso para aumentar a excreção de cálcio com ou sem um diurético de alça.
O tratamento pode ser reajustado para doses mais reduzidas quando as concentrações séricas de cálcio recuperarem os níveis normais. Os níveis de cálcio no soro ou na urina devem ser determinados duas vezes por semana após cada mudança de dosagem.
Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.