Bula para paciente gingilone

GINGILONE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de GINGILONE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com GINGILONE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
GINGILONE é indicado para o tratamento de aftas, sangramento das gengivas e demais lesões da boca, língua e gengivas (como as estomatites), e da fase aguda das infecções bucais por microrganismos sensíveis à neomicina.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
GINGILONE atua combatendo a inflamação e a dor decorrente das lesões causadas por diversos fatores na boca, língua e gengivas. Possui capacidade cicatrizante e anestésica local, aliviando as dores decorrentes das lesões.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
GINGILONE não deve ser utilizado por indivíduos com hipersensibilidade aos componentes da fórmula.
É contraindicado na presença de lesões na mucosa oral provocadas por tuberculose, por fungos (micóticas) ou por vírus (herpes simples, vírus da varíola ou da catapora).
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Atenção diabéticos: contém açúcar.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
A segurança do uso de corticosteroides tópicos durante a gravidez ainda não foi estabelecida de modo definitivo. O uso prolongado deste medicamento (por conter substância antibiótica) pode favorecer o aparecimento de outras infecções por bactérias e fungos não sensíveis a ele. Portanto, preste bastante atenção ao modo de usar.

Este medicamento não deve ser utilizado por crianças com idade inferior a dois anos sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Atenção diabéticos: contém açúcar.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Interações medicamentosas: O uso deste medicamento por via oral (por conter neomicina) diminui o efeito de alguns medicamentos que contém as substâncias digoxina e metotrexato, por diminuição da absorção destes pelo organismo. Por isso recomenda-se que o médico faça acompanhamento da dosagem no sangue de digoxina durante o uso deste medicamento.
Salicilatos, como o ácido salicílico tem seu risco de toxicidade aumentado por este medicamento, em razão da hidrocortisona. A atividade das vitaminas A, C e D também pode ser afetada quando em altas doses de hidrocortisona, somente nestes casos.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
GINGILONE deve ser conservado em sua embalagem original protegido da luz. Evitar local quente (temperatura entre 30 e 40ºC).

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

GINGILONE apresenta-se na forma de pomada amarelo-limão com forte odor mentolado.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Sobre as lesões localizadas na boca, língua ou gengivas, friccione uma pequena quantidade de pomada, de 3 a 6 vezes por dia, ou a critério do seu médico ou dentista. O tratamento deverá durar até que as lesões desapareçam.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Em caso de esquecimento da dose, retome o uso da maneira recomendada.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião- dentista.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
O uso prolongado de corticosteroides, mesmo por via tópica, pode causar distúrbios eletrolíticos (com retenção de sódio e líquidos), inchaço, aumento da pressão arterial, aumento da excreção de potássio, hipercalcemia e alcalose (alterações nos líquidos do corpo humano).

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Ainda não foram descritos casos de superdosagem deste medicamento, entretanto, sabe-se que a superdosagem de medicamentos como a hidrocortisona (tópica e de baixa potência) raramente é um problema clínico.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.