Características farmacológicas calminex atleta

CALMINEX ATLETA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CALMINEX ATLETA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CALMINEX ATLETA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O salicilato de metila presente na formulação de CA LMINEX® ATLETA é um agente irritante que determina o alívio da dor estimulando receptores cutâneos que induzem sensações térmicas e, algumas vezes, prurido. Essas sensações cutâneas diminuem a sensação de dor profunda em músculos, articulações e tendões, que estão distantes da superfície da pele onde esses compostos foram aplicados. Desta forma, a dor profunda é indiretamente aliviada. Um estudo de absorção percutânea de salicilato de metila revelou que aproximadamente 12 a 20% do salicilato aplicado na pele é absorvido para a circulação sistêmica. A menor taxa de absorção foi detectada após aplicação nos membros inferiores, possivelmente pela menor quantidade de folículos pilosos e pelo extrato córneo ser mais espesso. Os autores do estudo concluíram que a aplicação tópica resultou em baixas concentra ções plasmáticas de salicilato de metila e que a utilidade dessas preparações é limitada aos seus efeitos locais.
A cânfora na concentração presente na formulação de CALMINEX® ATLETA deprime os receptores cutâneos e é utilizada como agente analgésico e promove um aquecimento no local afetado (ação rubefaciente).
O início de ação é praticamente imediato.
Com a fórmula gel, CALMINEX ® ATLETA facilita a aplicação e penetra mais rapidamente na pele causando uma sensação refrescante e alívio imediato.
CALMINEX® ATLETA alivia a dor por um período de seis a doze horas.