Reações adversas calmociteno

CALMOCITENO com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CALMOCITENO têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CALMOCITENO devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Este medicamento é bem tolerado pela maioria dos pacientes, porém, informe seu médico:
– se sentir sonolência, cansaço, relaxamento muscular e dificuldade para andar;
– se tiver pesadelos, sentir-se agitado, irritado ou agressivo.

O Calmociteno® (diazepam) pode modificar reações que necessitem de muita atenção como dirigir veículos ou operar máquinas perigosas.
Informe o seu médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis.

Os efeitos colaterais mais comumente citados são: cansaço, sonolência e relaxamento muscular em geral, estando relacionados com a dose administrada.
Efeitos colaterais pouco frequentes: confusão mental, amnésia anterógrada (esquecimento de fatos recentes), constipação, depressão, diplopia (visão dupla), disartria (dificuldade para falar), cefaleia (dor de cabeça), hipotensão (pressão baixa), incontinência urinária, aumento ou diminuição da libido, náusea, secura na boca ou hipersalivação, manchas na pele, fala enrolada, tremor, retenção urinária, tonteira e distúrbios de acomodação visual; muito raramente podem ser observadas alterações nos exames de sangue para avaliar a função do fígado (transaminases e fosfatase alcalina), assim como icterícia (coloração amarelada da pele, e da parte branca dos olhos).
Têm sido descritas reações paradoxais tais como: excitação aguda, ansiedade, distúrbios do sono e alucinações.
Quando estes últimos ocorrem, o tratamento com Calmociteno® (diazepam) deve ser interrompido. Com relação à dependência potencial e sintomas de abstinência, vide “Dependência”.