Advertências caltrate

CALTRATE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CALTRATE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CALTRATE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Deve-se levar em consideração a relação risco-benefício antes de iniciar o tratamento para pacientes com as seguintes condições:
-história de litíase renal;
-insuficiência renal crônica (IRC) – pode aumentar o risco de hipercalcemia, no entanto, carbonato de cálcio pode ser usado como quelante intestinal de fósforo e, ainda, pacientes com IRC podem apresentar hipocalcemia sintomática, necessitando de suplementação de cálcio;
-gestação ou aleitamento materno.
Estudos em animais demonstraram toxicidade reprodutora para doses elevadas de vitamina D. Em mulheres grávidas, devem-se evitar sobredosagens de cálcio e vitamina D uma vez que a hipercalcemia permanente tem sido relacionada com efeitos adversos sobre o feto em desenvolvimento. O cálcio e a vitamina D3 passam para o leite materno. Este fato deve ser levado em consideração na administração adicional de vitamina D à criança. Recomenda-se o monitoramento regular da calcemia durante o tratamento, especialmente no início, e caso surjam sintomas sugestivos de toxicidade.
A suplementação da dieta com vitamina D deve ser avaliada em pessoas que já recebem ingestão adequada através da dieta e exposição à luz solar. Deve ser feita uma avaliação nutricional caso este medicamento seja utilizado concomitantemente a outros contendo vitamina D ou cálcio.
Esse medicamento se enquadra na categoria A. Em estudos controlados em mulheres grávidas, o fármaco não demonstrou risco para o feto no primeiro trimestre de gravidez. Não há evidência de risco nos trimestres posteriores, sendo remota a possibilidade de dano fetal.

Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez desde que sob prescrição médica.

Uso em idosos, crianças e outros grupos de risco
Este medicamento é contraindicado na faixa etária de menores de 12 anos de idade. Não há relato de intercorrências até o momento sobre o uso do produto por idosos.
Em pacientes com insuficiência renal com depuração de creatinina inferior a 25 mL /minuto, ajustes de dose podem ser necessários, dependendo dos níveis séricos de cálcio.

“Atenção: Este medicamento contém Açúcar, portanto, deve ser usado com cautela em portadores de Diabetes.”