Características farmacológicas caltren

CALTREN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CALTREN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CALTREN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O nitrendipino tem o nome químico de etilmetil-1,4-diidro-2,6-dimetil-4-(3nitrofenil) piridino-3,5-dicarboxilato. Seu peso molecular é 360,4 e sua fórmula empírica é C18H20N2O6.

Propriedades farmacológicas
O nitrendipino é um inibidor dos canais de cálcio que atua com acentuada e uniforme ação vasodilatadora e anti-hipertensiva. É rapidamente absorvido, atingindo níveis plasmáticos em 30 minutos.

O nitrendipino é um derivado diidropiridínico, com potente ação inibidora do influxo de cálcio na membrana das células musculares lisas dos vasos periféricos, razão de sua importante atividade vasodilatadora e anti-hipertensiva.

Propriedades farmacocinéticas
O nitrendipino é bem absorvido por via oral (88%) e atinge concentração plasmática máxima dentro de uma a duas horas.
Manifesta efeito máximo dentro de quatro horas. Liga-sefortemente (98%) às proteínas plasmáticas. Apresentameia-vida média de eliminação de 12 horas.
Devido ao metabolismo hepático, a concentração plasmática e a meia-vida de eliminação estão aumentadas em portadores de doença hepática. Aproximadamente 80% da dose é excretada pela urina e 8%, pelas fezes, como metabólitos polares inativos; menos de 0,1% é eliminado na forma inalterada pela urina. A taxa de depuração renal é de 81 L/h a 87 L/h.