Superdosagem cardizem

CARDIZEM com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CARDIZEM têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CARDIZEM devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Doses únicas de até 300 mg de diltiazem foram bem toleradas em voluntários sadios. Em um relato de intoxicação com a ingestão de 1800 mg de diltiazem, os problemas de condução só apareceram quando a taxa plasmática alcançou níveis 5 vezes maiores do que o nível máximo aconselhado.

Sintomas
Os sintomas da superdose são alguns dos eventos adversos do medicamento como bradicardia, bloqueio atrioventricular total, insuficiência cardíaca e hipotensão.

Tratamento
Nos casos de superdose ou resposta exagerada, além da lavagem gástrica, as seguintes medidas de suporte apropriadas devem ser empregadas:
– Em caso de bradicardia e bloqueio atrioventricular de 2o ou 3o grau: Administrar agentes taquicardizantes (atropina – 0,60 a 1 mg, isoprenalina). Se não houver resposta ao bloqueio vagal, administrar isoproterenol com cautela. Se o bloqueio AV de 2o ou 3o grau não ceder, tratar com marca-passo cardíaco.
– Em caso de insuficiência cardíaca: Administrar agentes inotrópicos (isoproterenol, dopamina ou dobutamina), diuréticos e se necessário instalar circulação assistida.
Em caso de hipotensão: Administrar vasopressores (dopamina ou noradrenalina) e se necessário instalar circulação assistida.
O tratamento instituído e a dose empregada dependem da gravidade da situação clínica e do julgamento e da experiência do médico. Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.