Bula para paciente gino-canesten

GINO-CANESTEN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de GINO-CANESTEN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com GINO-CANESTEN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



1. Como este medicamento funciona?
Gino-Canesten® 1 – comprimido vaginal é um medicamento utilizado para tratar infecções fúngicas da vagina. A substância ativa, clotrimazol, inibe o crescimento e a multiplicação das células fúngicas, como leveduras, muitos outros fungos e algumas bactérias.

2. Por que este medicamento foi indicado?
Gino-Canesten® 1 comprimido vaginal é utilizado para o tratamento local de vaginite, infecção causada por leveduras, geralmente Candida, localizada na área genital, cujo sintoma mais evidente é o aparecimento de corrimento.

3. Quando não se deve usar este medicamento?
CONTRAINDICAÇÕES
Gino-Canesten® 1 não deve ser usado nas situações abaixo:
– alergia ao clotrimazol ou a qualquer um dos ingredientes do medicamento.
Consulte também a seção “Composição” para verificar se é alérgica ou intolerante a algum ingrediente. Se não tiver certeza de alergia anterior ao clotrimazol, consulte o seu médico.

ADVERTÊNCIAS
Gravidez e amamentação
Não se deve utilizar Gino-Canesten® 1 comprimido vaginal durante a gravidez ou na amamentação, sem orientação médica. Durante a gravidez, o medicamento deve ser aplicado pelo médico ou sem utilizar o aplicador. Como precaução, não se deve utilizar o aplicador durante os três primeiros meses de gravidez para inserir o comprimido vaginal. Os componentes da formulação dos comprimidos vaginais (especialmente os estearatos) podem reduzir a eficácia de produtos à base de látex (por exemplo, preservativos ou “camisinhas” e diafragmas) e podem, portanto, reduzir a segurança desses produtos quando utilizados ao mesmo tempo. Este efeito é temporário e ocorre apenas durante o tratamento.

ESTE MEDICAMENTO NÃO DEVE SER UTILIZADO DURANTE A GRAVIDEZ E A AMAMENTAÇÃO, EXCETO SOB A ORIENTAÇÃO MÉDICA. INFORME SEU MÉDICO SE OCORRER GRAVIDEZ OU SE INICIAR AMAMENTAÇÃO DURANTE O USO DESTE MEDICAMENTO.

Crianças e adolescentes
Gino-Canesten® 1 comprimido vaginal não deve ser utilizado por pacientes com menos de 18 anos de idade a não ser sob a orientação médica, visto que não foram realizados estudos apropriados com este produto nessa faixa etária.

Idosas
Gino-Canesten® 1 pode ser utilizado por idosas.

PRECAUÇÕES
Condução de veículos e utilização de máquinas
Não foram observados efeitos sobre a capacidade de dirigir veículos e operar máquinas.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
Utilização de Gino-Canesten® 1 com outros medicamentos: Não se conhecem alterações do efeito de Gino-Canesten® 1 pelo uso de outros medicamentos ao mesmo tempo. Informe seu médico se você estiver utilizando ou utilizou recentemente outros medicamentos, inclusive medicamentos sem receita médica.

NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.

4. Como se deve usar este medicamento?
Aspecto físico: Gino-Canesten® 1 é um comprimido vaginal, branco a levemente amarelado. Características organolépticas:
Gino-Canesten® 1 não tem cheiro.

DOSAGEM
Utilize Gino-Canesten® 1 sempre de acordo com as instruções do médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas. Faça o tratamento à noite, introduzindo o comprimido vaginal o mais profundamente possível na vagina, ao deitar.
Gino-Canesten® 1 – comprimido vaginal destina-se a ser utilizado apenas uma vez, pois constitui tratamento de um dia. Todavia, se necessário, o seu médico pode recomendar repetir o tratamento. Recomenda-se a aplicação com a paciente deitada de costas e com as pernas ligeiramente dobradas. Siga as “INSTRUÇÕES DE APLICAÇÃO”.
Se os lábios vaginais ou as áreas adjacentes também estiverem inflamados, será necessário efetuar ali um tratamento local, com a forma de creme vaginal. Se o parceiro sexual apresentar sintomas como coceira ou inflamação nos órgãos genitais, ele também poderá ter necessidade de efetuar tratamento local adequado. Se a vagina não tiver umidade suficiente, aconselha-se a utilização de creme vaginal (exceção: possível alergia ao álcool cetoestearílico – um ingrediente do creme vaginal de Gino-Canesten®).

COMO USAR INSTRUÇÕES DE APLICAÇÃO
A. Introdução do comprimido vaginal com aplicador
1. Puxe totalmente o êmbolo do aplicador. Coloque o comprimido vaginal no aplicador de forma que metade do comprimido fique fora do aplicador, com o lado arredondado para fora. Pressione ligeiramente com os dedos a ponta redonda do aplicador enquanto faz este procedimento.
2. Introduza cuidadosamente o aplicador com o comprimido o mais profundamente possível na vagina (de preferência deitada de costas e com as pernas ligeiramente dobradas).
3. Empurre o êmbolo totalmente de modo a depositar o comprimido na vagina. Remova o aplicador.

B. Introdução do comprimido vaginal sem aplicador
Após lavagem das mãos, introduza o comprimido vaginal o mais profundamente possível na vagina utilizando o dedo (de preferência deitada de costas e com as pernas ligeiramente dobradas). Não é aconselhável efetuar este tratamento durante a menstruação.

Observação
Se a vagina não tiver umidade suficiente, os comprimidos vaginais podem não se dissolver completamente. Se isto ocorrer, pedaços sólidos dos comprimidos sairão da vagina e você os encontrará em sua roupa íntima. Nesse caso aconselha-se a utilização de creme vaginal.

Duração do tratamento
O comprimido vaginal deverá ser aplicado apenas uma vez, pois constitui um tratamento de um dia. Geralmente há melhora nos sintomas causados pela infecção fúngica da vagina (como coceira, corrimento, sensação de queimação) dentro dos primeiros quatro dias após o uso do comprimido, isto é, os sintomas podem persistir por alguns dias após o tratamento. Se os sinais externos da infecção não desaparecerem completamente após 4 dias, consulte seu médico. O tratamento de um dia é geralmente suficiente para eliminar uma infecção fúngica. No entanto, se necessário, o tratamento pode ser repetido.

NÃO INTERROMPA O TRATAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. SIGA A ORIENTAÇÃO DE SEU MÉDICO, RESPEITANDO SEMPRE OS HORÁRIOS, AS DOSES E A DURAÇÃO DO TRATAMENTO.

Verifique sempre o prazo de validade indicado na embalagem de Gino-Canesten® 1 comprimido vaginal.

NÃO USE MEDICAMENTO COM PRAZO DE VALIDADE VENCIDO. ANTES DE USAR, OBSERVE O ASPECTO DO MEDICAMENTO.

5- Quais os males que este medicamento pode causar?
Como qualquer medicamento, Gino-Canesten® 1 comprimido vaginal pode provocar efeitos indesejáveis. Ocasionalmente podem ocorrer reações da pele nas áreas afetadas (como queimação, sensação de picadas ou vermelhidão). Em casos isolados podem ocorrer reações generalizadas de hipersensibilidade (alergia), de intensidade variável. Essas reações podem afetar a pele (como coceira, vermelhidão), a respiração (dificuldade de respirar), a circulação (como queda da pressão arterial necessitando de tratamento ou mesmo perda da consciência) ou o trato gastrintestinal (náuseas, diarreia).

SE VOCÊ PERCEBER ESTES EFEITOS INDESEJÁVEIS, INFORME O SEU MÉDICO.

6- O que fazer se alguém usar uma grande quantidade deste medicamento de uma só vez?
No caso de ingestão acidental, consulte o médico.

7- Onde e como devo guardar este medicamento?
O produto deve ser guardado na sua embalagem original. Conservar em temperatura ambiente (15-30oC); proteger da umidade.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.