Bula para paciente cebrilin

CEBRILIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CEBRILIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CEBRILIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
CEBRILIN possui em sua formulação uma substância ativa, o cloridrato de paroxetina, que pertence ao grupo de medicamentos conhecidos como inibidores seletivos da recaptação de serotonina, classificados como antidepressivos. A serotonina é uma substância produzida pelo cérebro e está envolvida na transmissão dos impulsos nervosos, sua atividade é aumentada pela ação da paroxetina. Assim como outros antidepressivos, CEBRILIN não irá eliminar seus sintomas imediatamente, geralmente o alívio será sentido após algumas semanas de tratamento. Ocasionalmente, os sintomas de depressão e outros transtornos psiquiátricos podem incluir pensamento/comportamento suicida. Pode ser que estes sintomas continuem ou aumentem até que o medicamento tenha sua ação completada. Se você apresentar algum pensamento ou comportamento estressante no início ou durante qualquer outra fase do tratamento, informe seu médico imediatamente ou procure o hospital mais próximo. Avise seu médico se você apresentar qualquer piora da depressão ou se aparecerem novos sintomas durante o tratamento.

POR QUE ESTE MEDICAMENTO FOI INDICADO?
CEBRILIN está indicado para tratamento da depressão (mesmo que tratamentos anteriores com antidepressivos não tenham sido eficazes); ataques do pânico, inclusive aqueles causados por medo de lugares abertos (agorafobia); sensação de muita ansiedade ou nervosismo, ou nervosismo em situações em que você tem que se socializar; ansiedade seguida de um evento traumático (como por exemplo, após acidente de carro, assalto, desastre natural, etc.); comportamento obsessivo ou compulsivo (incontrolado).

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Contraindicações
Este medicamento não deve ser usado em pessoas com hipersensibilidade (reação alérgica) ao cloridrato de paroxetina ou a qualquer componente da formulação. Não deve ser usado em crianças ou adolescentes com menos de 18 anos.
CEBRILIN não deve ser usado ao mesmo tempo com medicamentos inibidores da monoaminoxidase (IMAOs) ou no intervalo de até duas semanas após seu término. Os IMAOs não devem ser usados antes de duas semanas após o término da terapia com CEBRILIN.
CEBRILIN também não deve ser usado ao mesmo tempo com tioridazina ou com pimozida. Se você não tem certeza se está fazendo uso de algum desses medicamentos, converse com seu médico antes de iniciar o tratamento com CEBRILIN. Avise seu médico a respeito de todos os medicamentos que você utiliza ou utilizou recentemente.

Advertências
Você pode necessitar tomar este remédio por no mínimo 4 semanas para sentir melhora de seus sintomas, você não deve interromper o tratamento, continue tomando CEBRILIN conforme as orientações do seu médico. Se você achar que este medicamento não está funcionando bem, não utilize doses maiores que as prescritas pelo seu médico, converse com ele a respeito de suas suspeitas. Avise imediatamente seu médico se você começar a se sentir mais deprimido. Avise também se você apresentar pensamentos suicidas. Relate qualquer tipo de pensamento ou comportamento que esteja lhe causando desconforto, especialmente se eles forem novos ou se estiverem piorando rapidamente. Certifique-se ainda que seu cuidador saiba que você tem problemas para dormir, aborrece-se facilmente ou se sente nervoso, com raiva, inquieto, violento ou com medo (pânico). Informe seu médico ou procure um hospital se você apresentar algum pensamento ou comportamento estressante durante o início do tratamento com CEBRILIN, ou durante qualquer outra fase do tratamento. Avise seu médico se você apresentar piora da depressão ou aparecerem outros sintomas durante o tratamento. Avise seu médico se você ou alguém de sua família sofre de distúrbio bipolar (maníaco- depressivo) ou tentou suicídio. Não pare de tomar CEBRILIN repentinamente sem o consentimento do médico, você pode precisar diminuir a dose de CEBRILIN gradativamente até sua interrupção. Avise outros profissionais da área de saúde, como outros médicos ou cirurgião-dentista, que você utiliza CEBRILIN, pois ele pode alterar os resultados de certos exames médicos.
Avise seu médico se você apresenta algumas das situações abaixo:
– Utiliza medicamentos neurolépticos;
– Apresenta histórico de episódios de mania (hiperatividade ou excitação incontrolável);
– Apresenta problemas no coração, no fígado ou nos rins;
– Sofre de epilepsia ou já teve ataque epilético;
– Sofre de glaucoma (pressão alta nos olhos);
– Faz tratamento com medicamentos do tipo anticoagulantes ou que aumentam o risco de sangramentos; tendência ou predisposição a sangramentos;
– Apresenta sintomas como agitação ou mania durante o tratamento; ou sofre de convulsões;
– Sofre de esquizofrenia ou utiliza medicamentos para tratar esta condição;
– Usa ou usou nas duas últimas semanas inibidores da monoaminoxidase;
– Usa outros antidepressivos, tioridazina ou pimozida;
– Gravidez ou suspeita de gravidez, e amamentação.
Caso você tenha uma convulsão durante o tratamento, interrompa o uso de CEBRILIN e consulte seu médico imediatamente. Os pacientes com história de pensamento/comportamento suicida devem ser cuidadosamente monitorados. O risco de suicídio aumenta no estágio inicial da recuperação durante o tratamento com as terapias antidepressivas. Os adultos jovens, especialmente aqueles com transtorno depressivo maior, podem ter um risco aumentado de comportamento suicida durante o tratamento com a paroxetina. Em caso de dúvida, consulte seu médico.

Precauções
Durante o tratamento com CEBRILIN, não faça uso de bebidas alcoólicas. Durante o tratamento você não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas. Observe a ocorrência de sensação de cansaço ou sono durante a terapia com a paroxetina, em caso positivo, você deve evitar estas tarefas. Se você tem mais de 65 anos de idade, durante o tratamento poderá ocorrer diminuição da concentração sanguínea de sódio, causando sonolência e fraqueza. Se você já apresentou estes sintomas, avise seu médico.

Interações com outros medicamentos, alimentos e testes laboratoriais
Informe seu médico sobre todos os medicamentos que você utiliza ou utilizou recentemente. Muitos medicamentos podem afetar a ação de CEBRILIN ou serem afetados por ele.
Os medicamentos que podem interferir com CEBRILIN são:
– Outros antidepressivos, medicamentos a base de lítio, linezolida, tramadol, triptofano, erva de São João, remédios para enxaqueca;
– Remédios para tratamento de problemas do coração (batimentos cardíacos irregulares, arritmias);
– Certos remédios utilizados no tratamento da esquizofrenia;
– Alguns medicamentos, como a prociclidina, utilizados no tratamento da doença de Parkinson ou outros transtornos do movimento;
– Pimozida, fosamprenavir/ritonavir;
– Valproato de sódio, carbamazepina ou fenitoína, para tratamento de convulsões; – Risperidona; fenobarbital e rifampicina;
– Atomoxetina, utilizada para tratamento de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade;
– Metoprolol, para tratamento de pressão alta, arritmias e angina;
– Varfarina ou ácido acetilsalicílico, ou outros anti-inflamatórios não esteroidais como ibuprofeno;
– Medicamentos para tratamento de epilepsia;
– Assim como com outros medicamentos, não é recomendável a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento com CEBRILIN.

GRUPOS DE RISCO
Gravidez e lactação
Informe o médico se está amamentando. CEBRILIN não deve ser utilizado durante a gravidez e lactação. Se você engravidar ou achar que está grávida durante o tratamento, fale imediatamente com seu médico e pare de tomar a medicação. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez. Uso em crianças: não é recomendado o uso em crianças e adolescentes menores de 18 anos de idade.

Uso em Idosos: este medicamento pode ser usado em pacientes com mais de 65 anos de idade, desde que avaliadas todas as condições clínicas relativas a este grupo de pessoas.

Este medicamento é contraindicado a crianças e adolescentes com menos de 18 anos de idade. Informe ao médico o aparecimento de reações indesejáveis. Informe ao seu médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Durante o tratamento, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser prejudicial para a sua saúde.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Aparência
Os comprimidos de CEBRILIN 10 mg são oblongos, sulcados, biconvexos e amarelos. Os comprimidos de CEBRILIN 20 mg são oblongos, sulcados, biconvexos e brancos. Os comprimidos de CEBRILIN 30 mg são oblongos, sulcados, biconvexos e de cor levemente azulada. Os comprimidos de CEBRILIN devem ser ingeridos inteiros, sem mastigar, preferencialmente pela manhã, com ou sem alimento, conforme orientação do seu médico.

Dosagem
As doses, normalmente utilizadas pela maior parte dos adultos, podem variar de 10 mg a 60 mg ao dia, dependendo do tipo de tratamento (depressão, transtorno do pânico, transtorno obsessivo- compulsivo, transtorno de estresse pós-traumático) e da resposta individual às diferentes doses: seu médico irá lhe orientar com quais doses você iniciará o tratamento e como elas serão aumentadas, se for o caso. Se você tem mais de 65 anos de idade, seu médico poderá lhe recomendar doses menores que as usuais.
Como usar o medicamento
Siga as instruções de seu médico em relação ao modo de usar e quando tomar seus comprimidos. Seu médico irá lhe orientar com relação à quantidade de comprimidos que você deverá tomar por dia. A recomendação é de que CEBRILIN seja tomado uma vez ao dia, pela manhã, com algum alimento, preferencialmente com auxílio de um copo de água.
Esquecimento de dose
Se você esqueceu de tomar o medicamento, tome-o assim que possível. Se estiver perto do horário da próxima dose, despreze a dose esquecida e tome apenas a dose habitual. Não tome duas doses ao mesmo tempo.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento. Este medicamento não pode ser partido ou mastigado.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?
Se você apresentar os sintomas abaixo, avise imediatamente seu médico ou procure um hospital mais próximo:
– Inchaço nas pálpebras, face, lábios, boca ou língua;
– Bolhas ou coceira na pele;
– Dificuldade para engolir ou respirar.
Durante o tratamento poderão ocorrer alguns dos efeitos abaixo, avise seu médico: – Sensação de enjoo, prisão de ventre, boca seca, sudorese, diarreia, diminuição do apetite;
– Sonolência, insônia, agitação, tremor, vertigem, bocejos;
– Visão turva, fraqueza;
– Alterações na função sexual (impotência ou ejaculação precoce).

Efeitos menos comuns:
– Aparecimento de manchas roxas, confusão, alucinações;
– Movimentos involuntários do corpo, incluindo a face;
– Aceleração dos batimentos cardíacos;
– Aumento ou redução temporária da pressão sanguínea;
– Dificuldade para urinar, incontinência urinária.

Outros efeitos observados em uma pequena parcela de pacientes:
– Convulsões, cansaço;
– Excitação incontrolável, hiperatividade;
– Baixos níveis sanguíneos de sódio;
– Alta pressão no interior dos olhos;
– Alteração nos resultados dos testes de enzimas hepáticas ou sinais como náuseas, vômitos, perda de apetite, sensação de mal-estar, febre, coceira, pele e olhos amarelados, urina escurecida;
– Produção de leite mesmo quando não estiver amamentando;
– Inchaço nos braços e pernas;
– Sangramento no estômago;
– Sensibilidade na pele aos raios solares;
– Síndrome serotoninérgica: cansaço, confusão, sudorese, alucinações, aumento dos reflexos, espasmo muscular, tremor, aumento dos batimentos cardíacos;
– Retenção de líquidos/água.

Interrupção abrupta do tratamento
Estes sintomas normalmente ocorrem nos primeiros dias de tratamento ou muito raramente se você esquecer de tomar uma dose. No entanto, são mais comuns de ocorrerem se o tratamento for interrompido abruptamente:
– Vertigem, sensação de mal-estar, enjoo, sudorese, diarreia;
– Sensação de alfinetadas, queimação ou sensações que se assemelham a choques elétricos;
– Distúrbios do sono, sonhos intensos;
– Tremores, confusão, inchaço, dor de cabeça;
– Agitação ou ansiedade.
Você não deve parar o tratamento sem o consentimento de seu médico.
No geral, estes sintomas são transitórios e desaparecem dentro de alguns dias, porém, caso você sinta que estes sintomas são muito intensos, consulte seu médico para que ele lhe oriente como suspender o tratamento mais vagarosamente. Uso em crianças e adolescentes com menos de 18 anos de idade CEBRILIN não é recomendado a crianças ou adolescentes menores de 18 anos de idade. Foi relatado o risco aumentado da ocorrência de pensamento/comportamento suicida em crianças e adolescentes com menos de 18 anos quando tratados com antidepressivos. Foram observados efeitos indesejáveis adicionais (pensamento/comportamento suicida, hostilidade, comportamento irritável e alterações do humor) aos observados em adultos, quando da administração da paroxetina em crianças e adolescentes menores de 18 anos de idade para tratamento do transtorno depressivo maior, transtorno obsessivo compulsivo ou ansiedade social.
Os efeitos indesejáveis mais comumente observados em crianças e adolescentes menores de 18 anos de idade foram:
– Alterações emocionais, incluindo autoflagelação, pensamento/comportamento suicida, choro e alterações de humor;
– Hostilidade e comportamento irritável;
– Diminuição do apetite;
– Tremor, inchaço, hiperatividade, agitação.
Os efeitos indesejáveis também foram observados em crianças e adolescentes que suspenderam o tratamento. Estes efeitos foram muito similares aos observados em adultos.
Em adição a estes efeitos, também foram observados: alterações de emoção, pensamento/comportamento suicida, alterações do humor, sensação de choro, dor abdominal e nervosismo.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA GRANDE QUANTIDADE DESTE MEDICAMENTO DE UMA SÓ VEZ?
Caso alguém acidentalmente ingira uma grande quantidade do medicamento, o paciente deve ser levado imediatamente ao hospital mais próximo, de preferência com a bula de CEBRILIN, e seu médico deverá ser avisado.
Os sintomas observados em doses elevadas foram: vômito, pupila dilatada, febre, alterações da pressão arterial, dor de cabeça, contrações musculares involuntárias, agitação, ansiedade e aumento do ritmo dos batimentos cardíacos.

ONDE E COMO DEVO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Este medicamento deve ser conservado em temperatura ambiente, entre 15°C e 30°C, protegido da luz e umidade.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS