Posologia de cedroxil

CEDROXIL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CEDROXIL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CEDROXIL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



As cápsulas de CEDROXIL devem ser engolidas inteiras, sem mastigar, com líquido. As cápsulas não devem ser partidas ou mastigadas.
A alimentação não interfere com a ação deste medicamento, o que diminui a intolerância gastrintestinal e melhora absorção.

POSOLOGIA
CEDROXIL é ácido estável e pode ser administrado oralmente sem levar em consideração as refeições. A administração com alimentos pode ser útil na redução potencial de queixas gastrintestinais, ocasionalmente associadas à terapia oral com cefalosporinas.

Adultos: 1 a 2 g por dia, fracionados em duas tomadas de 12 em 12 horas.
Em algumas situações, a critério médico, CEDROXIL poderá ser administrada de 1 a 2 g em dose única diária.

CUIDADOS DE ADMINISTRAÇÃO
Para o tratamento de faringite ou amigdalite estreptocócicas beta-hemolíticas:
Adultos: 1 g de CEDROXIL ao dia em uma única dose ou em duas doses iguais (intervalo de 12 horas)
durante um mínimo de 10 dias.

Para o tratamento de infecções complicadas das vias urinárias:
Adultos: 2 g de cefadroxila ao dia, fracionado em duas tomadas de 12 em 12 horas durante 7 a 10 dias.

Posologia nos casos de disfunção renal:
Em pacientes com disfunção renal, a dose de CEDROXIL deverá ser ajustada de acordo com as taxas de clearance de creatinina para evitar acúmulo de droga. Em adultos, a dose inicial é 1 g de CEDROXIL e a dose de manutenção (conforme o clearance de creatinina) é de 500 mg, nos intervalos de tempo abaixo relacionados:

Clearence de creatinina (mL/min/1,73m²) Creatinina sérica (mg/dL) Dose inicial Dose subsequente Intervalo de dosagem
25-50 1,4-2,5 1g 500mg A cada 12 horas
10-25 2,5-5,6 1g 500mg A cada 24 horas
0-10 =>5,6 1g 500mg A cada 36 horas



Pacientes com clearence de creatinina >50 mL/min/1,73 m2 podem ser tratados como pacientes com função renal normal.
Em cinco pacientes anúricos, foi demonstrado que uma média de 63% de uma dose oral de 1 g é eliminada do organismo durante uma sessão de seis a oito horas de hemodiálise.

Posologia em pacientes submetidos a hemodiálise: 48 horas antes de iniciar a diálise, o paciente receberá uma dose de 500 mg de CEDROXIL, e ao terminar a diálise outra dose de 500 mg.
Como a frequência da hemodiálise é de duas a três vezes por semana, a próxima dose deve ser administrada 48 horas antes da próxima diálise.