Advertências cedur retard

CEDUR RETARD com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CEDUR RETARD têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CEDUR RETARD devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



– Modificações do hábito alimentar e outras medidas que possam melhorar o distúrbio lipídico, como atividade física, redução de peso e tratamento adequado de outros distúrbios metabólicos concomitantes (diabetes e gota, por exemplo) são fundamentais.
– A resposta do paciente à terapia deve ser monitorada a intervalos regulares e, se resposta adequada não for obtida em 3 a 4 meses, o tratamento deverá ser suspenso.
– O tratamento de crianças com Cedur® Retard (bezafibrato) não é normalmente indicado. Indicações para o uso de Cedur® Retard (bezafibrato) em crianças devem ser consideradas cuidadosamente. Não há recomendação posológica definida para crianças.
– Como os estrógenos podem levar ao aumento das taxas lipídicas, a prescrição de Cedur® Retard (bezafibrato) a pacientes hiperlipêmicas em uso de estrógenos ou contraceptivos contendo estrógenos deve ser feita analisando-se cada caso isoladamente.
– Em caso de hipoalbuminemia (síndrome nefrótica, por exemplo) e em pacientes com função renal reduzida, a dose de Cedur® Retard (bezafibrato) deve ser reduzida e a função renal monitorada. Pacientes com distúrbio renal existente podem desenvolver falência renal aguda, caso as recomendações posológicas não sejam seguidas estritamente de acordo com os níveis séricos ou o clearance de creatinina.
– Fraqueza muscular, mialgia e cãibras, frequentemente acompanhadas por aumento na creatinoquinase (CK), podem ocorrer. Casos isolados de comprometimento muscular grave (rabdomiólise) têm sido observados. Na maioria dos casos, esta síndrome é decorrente de superdosagem ou uso inapropriado de Cedur® Retard (bezafibrato), principalmente na presença de comprometimento renal.
– Devido ao risco de rabdomiólise, Cedur® Retard (bezafibrato) só deve ser administrado em conjunto com inibidores da HMG-CoA redutase em casos excepcionais e quando estritamente indicado. Pacientes recebendo essa combinação devem ser cuidadosamente orientados sobre os sintomas de miopatia e devidamente monitorados. A terapia combinada deve ser descontinuada imediatamente ao primeiro sinal de miopatia. A combinação de medicamentos não deve ser utilizada em pacientes com fatores predisponentes para miopatia (redução da função renal, infecção grave, trauma, cirurgia, distúrbio eletrolítico).
– Cedur® Retard (bezafibrato) altera a composição da bile. Casos isolados de cálculo biliar têm sido relatados. Não está claro se a ocorrência de cálculos biliares é maior devido ao tratamento prolongado com bezafibrato, como observado com outros medicamentos com mecanismo de ação semelhante, ou se cálculos preexistentes aumentariam de tamanho durante a terapia com bezafibrato.
– Como a colelitíase não pode ser excluída como possível reação adversa ao Cedur® Retard (bezafibrato), procedimentos diagnósticos apropriados devem ser empregados se sinais e sintomas relacionados a colelitíase ocorrerem (vide item Reações adversas).