Interações medicamentosas cefalotina sódica

CEFALOTINA SÓDICA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CEFALOTINA SÓDICA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CEFALOTINA SÓDICA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Aminoglicosídeos (ex.: amicacina, gentamicina e tobramicina) – Pode ocorrer aumento na incidência de nefrotoxicidade após a administração concomitante de antibacterianos cefalosporínicos e aminoglicosídeos. Não se recomenda a mistura de cefalotina com aminoglicosídeos, pois pode ocorrer inativação de ambas as substâncias.
Probenecida – A probenecida aumenta as concentrações de cefalotina e pode aumentar os riscos de toxicidade.
Interações com testes laboratoriais – Poderá ocorrer uma reação falso-positiva para glicose na urina com as soluções de Benedict ou Fehling ou com os comprimidos de Clinitest®, mas não com a Glico-fita®. A cefalotina pode elevar falsamente a concentração da creatinina no soro e na urina, quando determinada pela reação de Jaffé. Foram relatados resultados positivos nos testes de Coombs diretos, realizados durante a terapia com cefalotina.