Posologia de cefamox

CEFAMOX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CEFAMOX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CEFAMOX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



CEFAMOX é um ácido estável e pode ser administrado por via oral sem problemas em relação às refeições. A administração com alimentos pode ser útil na redução potencial de queixas gastrintestinais ocasionalmente associadas à terapia oral com cefalosporinas.

Adultos
1 a 2 g por dia, fracionados em duas tomadas de 12 em 12 horas.
Em algumas doenças, a critério médico, CEFAMOX poderá ser administrado de 1 a 2 g em dose única diária.

Crianças
A dose diária de suspensão oral para crianças pode variar de 25-50 mg/kg/dia, dividido em duas tomadas iguais a cada 12 horas.

Cuidados na administração
No tratamento de infecções estreptocócicas beta-hemolíticas, a dose terapêutica de CEFAMOX deverá ser administrada por pelo menos 10 dias.
Para o tratamento de faringites ou amigdalites estreptocócicas beta-hemolíticas tanto em adultos quanto em crianças, CEFAMOX (cefadroxila) poderá ser administrado nas doses habituais, em doses divididas em duas tomadas a cada 12 horas ou em dose única diária.
Em pacientes com disfunção renal, a dose de cefadroxila deverá ser ajustada de acordo com as taxas de clearance de creatinina para evitar acúmulo da droga. Em adultos, a dose inicial é de 1.000 mg de cefadroxila e a dose de manutenção (conforme a taxa de clearance de creatinina) é de 500 mg, nos intervalos de tempo abaixo relacionados:
Clearance de creatinina: 0-10 mL/min/1,73 m2- intervalo de dose: 36 horas Clearance de creatinina: 10-25 mL/min/1,73 m2- intervalo de dose: 24 horas Clearance de creatinina: 25-50 mL/min/1,73 m2- intervalo de dose: 12 horas
Pacientes com taxas de clearance de creatinina acima de 50 mL/min/1,73 m2 podem ser tratados como apresentando função renal normal.
Em cinco pacientes anúricos com insuficiência renal, demonstrou-se que em média, 63% de uma dose oral de 1 g são eliminados do organismo durante uma sessão de 6 a 8 horas de hemodiálise.