Posologia de celestone injetavel

CELESTONE INJETAVEL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CELESTONE INJETAVEL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CELESTONE INJETAVEL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



As necessidades posológicas são variáveis e devem ser individualizadas com base na doença específica, na gravidade e resposta do paciente. A dose inicial de CELESTONE Injetável para adultos pode variar de 0,25 mg a 8 mg diários, dependendo da doença específica em tratamento. Em casos de menor gravidade, doses baixas, em geral, serão suficientes, enquanto que em certos pacientes poderão ser necessárias doses iniciais mais elevadas. A dose inicial deve ser mantida ou ajustada até que se observe uma resposta favorável. Se depois de determinado período de tempo não ocorrer uma resposta clínica satisfatória, CELESTONE Injetável deverá ser descontinuado e o paciente deverá receber outra medicação. Mantecorp CELESTONE INJETÁVEL 10 A dose IM pediátrica inicial normal varia de 0,02 mg a 0,125 mg por kg de peso corporal por dia. Assim como em adultos, as doses não devem ser restritas às indicadas por kg de peso, mas conforme determinantes clínicos. Embora CELESTONE Injetável possa ser administrado por várias vias, recomenda-se seu uso por via intravenosa em casos de emergência.
CELESTONE Injetável também pode ser administrado de forma diluída em solução salina ou glicosada, para gotejamento intravenoso. CELESTONE Injetável deverá ser acrescentado à solução no momento da administração. Soluções não utilizadas deverão ser refrigeradas imediatamente e usadas dentro das 24 horas seguintes. Após observação de resposta favorável, a dose de manutenção deverá ser determinada mediante pequenos decréscimos da dose inicial, em intervalos regulares de tempo, até que se obtenha a menor dose com resposta clínica adequada. A exposição do paciente a situações de estresse não relacionado à doença em tratamento poderá fazer necessário um acréscimo da dose de CELESTONE Injetável. Caso o medicamento tenha que ser descontinuado após tratamento prolongado, a dose deverá ser reduzida gradativamente. As doses recomendadas de CELESTONE Injetável de acordo com a doença são as seguintes:
Edema cerebral
– Evidência objetiva e subjetiva de melhora pode ocorrer dentro de horas após a administração de CELESTONE Injetável, 2 mg a 4 mg de betametasona. Pacientes em coma podem receber doses convencionais, que variam de 2 mg a 4 mg, 4 vezes por dia.
Rejeição de transplante de rim
– Na primeira evidência e diagnóstico de rejeição aguda ou tardia,
CELESTONE Injetável deverá ser administrado por via intravenosa, mediante gotejamento contínuo. A dose inicial de betametasona será de 60 mg durante as primeiras 24 horas. Poderá haver algumas variações mínimas na dosagem em circunstâncias individuais.
Uso na síndrome da membrana hialina em prematuros
– Quando o parto prematuro for inevitável antes da 32ª semana de gestação ou quando for necessário induzir o parto antes da 32a semana de gestação, recomenda-se a administração intramuscular na dose de 4 mg a 6 mg de betametasona a cada 12 horas durante 24 a 48 horas (2 a 4 doses) antes da hora esperada do parto. O tratamento deverá ser iniciado, no mínimo, 24 horas antes do parto (preferivelmente de 48 a 72 horas) para que o composto produza sua ação clínica.
CELESTONE Injetável deverá ser considerado como tratamento profilático se o feto apresentar baixo índice de lecitina/esfingomielina (ou baixos níveis de espuma nas provas de estabilidade do líquido amniótico). Nessa situação, deverá ser utilizada a mesma dose recomendada anteriormente.
Afecções osteomusculares
– As doses recomendadas dependerão do tamanho da articulação ou do local a ser tratado. Local afetado betametasona (mg) Grandes articulações 2,0 a 4,0 Pequenas articulações 0,8 a 2,0 Bursas 2,0 a 3,0 Bainhas dos tendões 0,4 a 1,0 Calosidades 0,4 a 1,0 Tecidos moles 2,0 a 6,0 Gânglios 1,0 a 2,0 Reações transfusionais – Para a prevenção de reações transfusionais, deve-se administrar 1 ou 2 ml de CELESTONE Injetável (4 mg ou 8 mg de betametasona), por via intravenosa, imediatamente antes da transfusão de sangue. Não misturar o corticosteróide com o sangue. Em transfusões repetidas, poderá ser administrada a mesma dose até um total de 4 vezes em 24 horas, se necessário. Administração subconjuntival – Corticosteróides solúveis são administrados com freqüência por injeção subconjuntival no tratamento de afecções oftálmicas que respondem ao tratamento com corticosteróides. A dose habitual é de 0,5 ml (2 mg de betametasona).