Bula para paciente cerazette

CERAZETTE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CERAZETTE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CERAZETTE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Ação esperada do medicamento
Cerazette evita a gravidez quando usado corretamente (sem esquecimento). O produto apresenta um índice de falha muito baixo.
Cuidados de armazenamento e data de validade
Conservar em temperatura ambiente (15 a 30oC), protegido da luz e da umidade. Nº do Lote, data de fabricação (F) e a data de validade (V) estão indicados na embalagem externa do produto. Não use medicamento com o prazo de validade vencido, pois o seu efeito pode não ser o desejado.
Gravidez e lactação
Não use Cerazette se você estiver grávida ou suspeite que possa estar. Informe seu médico imediatamente se ocorrer gravidez durante o uso deste produto.
Cerazette não influencia a produção ou a qualidade do leite materno. Pequenas quantidades de substância ativa do produto passam para o leite, assim 0,01 a 0,05 mcg por kg de peso por dia podem ser ingeridos pelo bebê. Não há indicações de risco para a criança. Informe seu médico se estiver amamentando.
Cuidados de administração
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre horários, as doses e a duração do tratamento. A embalagem de Cerazette contém 28 comprimidos. Com um pouco de água, tome um comprimido inteiro por dia, aproximadamente à mesma hora. A cada nova embalagem de Cerazette, inicie pelo comprimido da 1a linha (linha de cima) marcado com o dia da semana correspondente. Continue até terminar a embalagem, sempre seguindo a direção indicada pelas setas. Assim você pode verificar facilmente se tomou o comprimido do dia. Pode ocorrer algum sangramento durante o uso do produto, mas mesmo assim os comprimidos devem ser tomados normalmente. Quando terminar uma embalagem, deve ser iniciada uma nova no dia seguinte – sem interrupção e sem esperar a menstruação. Você pode parar de tomar Cerazette quando quiser. O efeito contraceptivo termina no dia em que você parar de tomar os comprimidos Cerazette.
Começando a tomar
Cerazette Se não tiver tomado nenhuma pílula no último mês Espere pelo início de sua menstruação. No 1o dia de sua menstruação, tome o 1o comprimido de Cerazette. Neste caso não é necessário tomar precauções contraceptivas extras. Você também poderá iniciar entre o 2º e o 5º dia da menstruação, mas durante o primeiro ciclo recomenda-se a utilização de um método contraceptivo de barreira durante os primeiros 7 dias de tratamento. Se você tomou uma pílula combinada no último mês Comece a tomar Cerazette no dia seguinte de ter tomado a última pílula (ou seja, sem fazer nenhum intervalo).
Caso a pílula que você toma contenha comprimidos inativos, comece a tomar Cerazette no dia seguinte de ter tomado o último comprimido ativo (caso você não tenha certeza sobre qual é este comprimido, pergunte ao seu médico). Seguindo estas instruções não será necessário utilizar nenhum método contraceptivo adicional. Se você tomou uma minipílula (contraceptivo oral à base de progestagênio isolado) no último mês Você pode parar de tomar a minipílula em qualquer dia e começar a tomar Cerazette no dia seguinte. Neste caso, você deve utilizar concomitantemente um método contraceptivo adicional de barreira (por exemplo “camisinha”) durante os 7 primeiros dias de uso de Cerazette. Se você utilizou um contraceptivo injetável, implante ou ainda um sistema intra-uterino (“DIU”) que libera progestagênio durante o último mês Comece a tomar Cerazette no dia em que deveria tomar a próxima injeção ou no dia em que remover o implante ou o sistema intra-uterino. Neste caso, você deve utilizar concomitantemente um método contraceptivo adicional de barreira (por exemplo “camisinha”) durante os 7 primeiros dias de uso de Cerazette.
Após o parto ou aborto Seu médico vai orientá-la sobre o assunto.
Se você esquecer de tomar 1 ou mais comprimidos Se o tempo de atraso da tomada do comprimido for de até 12 horas da hora em que toma normalmente, a confiabilidade de Cerazette está mantida. Tome o comprimido esquecido logo que lembrar e continue tomando os demais comprimidos normalmente.
Se o tempo de atraso for maior que 12 horas, a confiabilidade de Cerazette pode ter sido reduzida. Quanto maior o tempo de esquecimento, maior o risco da eficácia contraceptiva ter sido reduzida. Tome o último comprimido esquecido logo que lembrar e continue tomando os demais comprimidos normalmente.
Use um preservativo também nos próximos 7 dias. Se esquecer 1 ou mais comprimidos na 1a semana de uso e tiver tido relações sexuais na semana anterior ao esquecimento dos comprimidos, a possibilidade de gravidez deve ser considerada. Nesse caso o médico deve ser consultado. Se você vomitar Se vomitar 3-4 horas após ter tomado Cerazette, o componente ativo pode não ter sido absorvido completamente. Seguir as instruções para “comprimidos esquecidos”. Se você tomar muitos comprimidos de Cerazette (superdosagem) Não há relatos de efeitos perigosos sérios se tomar muitos comprimidos de 1 vez. Podem ocorrer náusea e vômito. Em meninas pode ocorrer um leve sangramento vaginal. Para maiores informações consulte o médico.
Interrupção de tratamento
Você pode parar de tomar Cerazette a qualquer momento. Caso não deseje ficar grávida, converse com seu médico sobre outros métodos contraceptivos. Se você parar de usar Cerazette porque quer engravidar, geralmente recomenda-se que espere até a próxima menstruação natural (ou seja, a menstruação seguinte àquela que ocorre após ter parado de tomar os comprimidos) para conceber. Isto irá ajudar a calcular a data provável de nascimento do bebê.
Reações adversas
Informe seu médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis, especialmente se forem graves ou persistentes. As reações a seguir foram relatadas por pacientes que estavam tomando Cerazette: espinhas, dor nas mamas, diminuição da libido, dor de cabeça, sangramento vaginal irregular, alterações de humor, náuseas e aumento de peso. Reações menos comuns ou raras incluem: dificuldade em usar lentes de contato, queda de cabelo, infecção vaginal, menstruação dolorosa, aparecimento de cistos no ovário, cansaço, pele, e vômitos.
“TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.”
Ingestão concomitante com outras substâncias
Alguns medicamentos podem afetar negativamente a ação dos anticoncepcionais, o que pode levar à diminuição da eficácia contraceptiva ou sangramentos vaginais inesperados. Entre eles estão os medicamentos que são utilizados para tratamento da epilepsia (por ex., primidona, hidantoínas, barbitúricos); da tuberculose (por ex., rifampicina, rifabutina); de infecções por HIV (ritonavir); medicamentos a base da planta Erva de São João (Hypericum perforatum ou St. John’s wort) e carvão medicinal (utilizado no tratamento de problemas de estômago e intestino). Informe sempre o médico ou dentista que lhe prescrever algum medicamento que você está usando Cerazette. Eles irão lhe dizer se é preciso que você adote precauções anticoncepcionais adicionais e, em caso afirmativo, por quanto tempo.
Contra-indicações e precauções
Caso você esteja grávida ou suspeite que esteja, ou pretenda engravidar, não deve tomar Cerazette. Além disto, você também não deve tomar Cerazette se tiver qualquer um dos seguintes problemas: formação de coágulo em vaso sangüíneo das pernas ou dos pulmões; icterícia ou doença de fígado grave; câncer dependente de progestagênios; sangramento vaginal de origem desconhecida; alergia aos componentes do produto. Se você apresentar uma das condições acima, converse com seu médico. Ele poderá lhe aconselhar a utilizar um método não hormonal para evitar a gravidez.
Se qualquer uma das condições acima aparecer pela primeira vez enquanto você estiver tomando Cerazette, consulte seu médico imediatamente. Cerazette, como todos os contraceptivos hormonais, não protege contra infecções por HIV (AIDS) ou contra qualquer doença sexualmente transmissível. Se Cerazette for utilizado na presença de uma das condições abaixo seu médico deverá observá-la cuidadosamente. Assim, se você se encaixar em qualquer uma das condições a seguir converse com seu médico e ele lhe explicará o que fazer. Se tem ou teve câncer de mama; se alguma vez já houve a formação de coágulo em vaso sangüíneo; se você tem diabetes, epilepsia ou tuberculose; se você tem ou teve manchas marromamareladas na pele, particularmente no rosto (neste caso, evite muita exposição ao sol ou raios ultravioleta); se teve ou tem redução de massa óssea. Antes de você começar a usar e durante o tempo em que estiver tomando Cerazette, seu médico poderá discutir com você sobre o uso de contraceptivos hormonais e o desenvolvimento de câncer de mama e efeitos sobre a circulação sanguínea (risco de aparecimento de trombose).
Avise imediatamente o médico se você: sentir dor forte ou inchaço nas pernas, no peito; tiver dificuldade de respirar, apresentar tosse anormal, especialmente se expelir sangue; tiver dor forte e repentina de estômago ou ficar com aspecto de que tem icterícia; tiver nódulos nas mamas; sentir dor forte e repentina no abdômen; precisar ser imobilizada, por cirurgia ou doença; tiver sangramento vaginal anormal; suspeitar que está grávida.
“NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PREJUDICIAL PARA SUA SAÚDE.”