Bula para paciente cetiva ae

CETIVA AE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CETIVA AE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CETIVA AE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
CETIVA AE é indicado como suplemento vitamínico em dietas restritivas e inadequadas, em doenças crônicas/convalescença e como auxiliar do sistema imunológico.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
Este medicamento funciona regulando o metabolismo. Seguindo a dose recomendada, a fórmula do CETIVA AE tem por objetivo suprir as prováveis deficiências de nutrientes que a dieta ou outras condições biológicas possam originar.
Desempenha papel importante na conservação da integridade da pele e da visão. Por conter vitaminas, é essencial para dentes, gengivas e ossos saudáveis e auxilia na fixação de ferro presente nos alimentos, sendo por esta razão, importante na defesa do organismo atuando como agente preventivo de doenças.
Protege a gordura dos tecidos e também ajuda a proteger as células contra os danos causados pelos radicais livres.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
CETIVA® AE é contraindicado para pessoas que apresentem hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
CETIVA AE possui em sua formulação uma quantidade de vitaminas suficiente para atender as necessidades vitamínicas, não prejudicando o seu organismo se as doses indicadas forem respeitadas.
Grandes quantidades de vitamina A em doses diárias de 20.000UI em crianças e 50.000UI em adultos, utilizadas por um longo período de tempo, podem produzir toxicidade.
Os efeitos adversos em crianças incluem anorexia (redução ou perda do apetite), retardo do crescimento e aumento da pressão intracraniana. Em adultos podem aparecer problemas no fígado, no sistema nervoso, na pele e ossos.
Antes de utilizar este produto, informe ao seu médico se você tiver alguma das seguintes condições: fibrose cística (doença que causa o acúmulo de muco nos pulmões e em outras áreas do corpo), diabetes, doenças intestinais com diarreia, doença renal (dos rins), alterações do fígado (aumento do órgão) e pâncreas, histórico de hepatite viral (degeneração do fígado causada por vírus), alcoolismo crônico, gravidez e lactação.

Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez desde que sob prescrição médica ou do cirurgião-dentista.

Interações Medicamentosas:
Interações da Vitamina A com:
•Vitamina E: facilita a absorção da vitamina A pelo organismo.
•Medicamentos que diminuem a sua absorção: antiácidos, colestiramina, neomicina e óleo mineral.
•Suplementos de cálcio:
o excesso de vitamina A pode diminuir o efeito do cálcio dos suplementos.
•Outras substâncias: tabaco e álcool diminuem a sua absorção.
Interações de Vitamina C com:
•Ferro: a vitamina C aumenta a absorção de ferro.
•Medicamentos que diminuem a sua ação: ácido acetilsalicílico, barbituratos (fenobarbital, pentobarbital).
•Medicamentos que tem a sua ação diminuída: anticolinérgicos (benzidamina, biperideno, diciclomina), anticoagulantes orais (heparina, varfarina) e quinidina. Altas doses de vitamina C diminuem a absorção de cobre e medicamentos à base de sulfa (trimetoprim, ácido nalidíxico e ácido pipemídico) e tetraciclinas.

Interações de Vitamina E com:
•Vitamina A: facilita a absorção de vitamina A pelo organismo.
•Medicamentos que diminuem a sua absorção: antiácidos, suplementos de ferro em pessoas saudáveis e óleo mineral.
•Outras substâncias: tabaco e álcool diminuem a sua absorção.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

5.ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Proteger da luz e umidade.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vi de embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

CETIVA AE apresenta-se como líquido límpido, viscoso, de coloração amarelo, marrom, com leve odor de chocolate e baunilha.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
CETIVA AE é de uso exclusivamente via oral.

Dose Recomendada:
Profilática ou requerimento diário: 1 a 7 gotas por dia, ou a critério médico;
Terapêutica da hipovitaminose: 7 gotas, 2 a 3 vezes ao dia ou a critério médico.

% em IDR*
 

0 a 6
Meses

7 a 11
Meses

1 a 3
Anos

4 a 6
Anos

7 a 10
Anos

Gestante Lactante Adulto

palmitato de
retinol
(vitamina A)

207,41 194,44 194,44 172,84 155,56 97,22 91,50 129,63

ácido ascórbico
(vitamina C)

134,8 112,33 112,33 112,33 96,29 61,27 48,14 74,89

acetato de
dextroalfatocoferol
(vitamina E)

575,92 575,92 311 311 222,14 155,5 155,5 155,5




Quadro 1: *Teor em porcentagem relativa à Ingestão Diária Recomendada (IDR) de palmitato de retinol (vitamina A), ácido ascórbico (vitamina C) e acetato de dextroalfatocoferol (vitamina E) quando utilizada a dose terapêutica mínima recomendada (14 gotas).
Longos períodos de tratamento devem ser monitorados por um médico.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvida sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião- dentista.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Caso você se esqueça de tomar uma dose, use a medicação assim que se lembrar. Se o horário estiver próximo ao que seria a dose seguinte, pule a dose perdida e siga o horário das outras doses programadas normalmente. Não dobre a dose para compensar a dose perdida.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
A dosagem recomendada é segura para não aparecer reações desagradáveis, no entanto, você deve informar o seu médico, caso haja o aparecimento de reações adversas.
Ao classificar a frequência da das reações de CETIVA AE, utilizamos os seguintes parâmetros:

Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento):
Náuseas, vômitos, fadiga, sensação de fraqueza, diarreia, dor muscular, coceira, perda de peso, agitação, tonturas, visão dupla, pele seca, descamação da pele, cabelos quebradiços, unhas fracas, irritação bem como quaisquer outros sinais ou sintomas, palma das mãos amareladas.

Reações raras (ocorrem entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento):
Para ter um efeito tóxico, o paciente teria que tomar doses muito altas deste medicamento (equivalente a 20.000UI a 50.000UI de vitamina A/dia) e por períodos muito longos. Os efeitos adversos, neste caso, em crianças, incluem anorexia (redução ou perda do apetite), retardo de crescimento e aumento de pressão intracraniana. Nos adultos podem aparecer problemas no fígado, no sistema nervoso, na pele e ossos.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
São necessárias doses muito altas de vitamina A para se produzir efeitos tóxicos em seres humanos. As vitaminas C e E não são aparentemente tóxicas. Se o correr ingestão excessiva deste medicamento, devem ser adotadas medidas habituais para remoção do mate rial não absorvido pelo trato digestivo, monitorização clínica e medidas de suporte realizadas por socorro médico.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.