Informações cetoconazol creme

CETOCONAZOL CREME com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CETOCONAZOL CREME têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CETOCONAZOL CREME devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O Cetoconazol é fungistático, pode ser fungicida, dependendo da concentração; inibe a biossíntese de ergosterol ou outros esteróis, lesando a membrana celular fúngica e alterando sua permeabilidade; como conseqüência, pode ocorrer perda de elementos intracelulares essenciais; também inibe a biossíntese dos triglicérides e fosfolípides dos fungos; além de, inibir a atividade enzimática oxidativa e peroxidativa, resultando num acúmulo intracelular de concentrações tóxicas de peróxido de hidrogênio, o qual pode contribuir para a deterioração das organelas subcelulares e necrose celular. No tratamento de Candida albicans, inibe a transformação dos blastóporos em forma micelial invasiva.
O cetoconazol apresenta atividade antimicótica potente contra dermatófitos, como Trichophyton sp, Epidermophyton floccosum e Microsporum sp e também contra leveduras.
O Cetoconazol creme age rapidamente contra o prurido comumente observado nas infecções por dermatófitos e leveduras. Esta melhora sintomática precede os primeiros sinais de melhora objetiva das lesões cutâneas.
Aplicado topicamente, o Cetoconazol creme não é absorvido, não penetrando na corrente sanguínea. Em estudos com voluntários, não foram detectados níveis sanguíneos de Cetoconazol, mesmo empregando-se métodos bastante sensíveis.
Não se detecta absorção sistêmica a um nível de sensibilidade de 5 ng/ml no sangue, durante um período de 72 horas, seguida de uma aplicação tópica única no peito, costas e braços de voluntários sadios.